Os benefícios da atividade física durante a Gravidez

1

A gravidez é um período muito gratificante e ao mesmo tempo muito conturbado para a mãe, que tem de lidar com as diversas limitações ocasionadas e ainda manter uma boa rotina nutricional, associada a atividades físicas, visando um bom desenvolvimento do feto.
Porém o que poucas mães sabem é que a rotina de atividades físicas pode ajudar muito no bem estar durante o período de gestação, pois com a liberação de endorfina e com o relaxamento muscular, é possível ter melhores noites de sono, aguentar melhor o peso a mais no corpo e ainda conseguir reduzir os níveis de estresse, que são demasiadamente altos durante este período.
Além destes efeitos principais, alguns secundários como o controle de peso e a unificação de dieta com atividades físicas, fazem essa uma ótima opção para o período de gestação, entretanto muito cuidado deve ser tomado, pois alguns exercícios são totalmente prejudiciais, cabe a gestante saber escolhe-los.



Atividade física durante a gravidez

Abaixo vamos listar as melhores atividades físicas que as mulheres podem desenvolver durante o período de gestação, levando em consideração as limitações impostas e os níveis reduzidos de exercícios que serão possíveis.
O começo das atividades pode ser logo no primeiro terço de gravidez, sendo gradativamente reduzidos até a parte final da gestação. Toda atividade deve ter algum orientador técnica e deve ainda ser recomendada por um profissional habilitado da área.

atividade-durante-gravidez
Pilates: Atividade indicada para mulheres que já praticavam algum tipo de exercício físico, pois já exige alguma aptidão física para a execução. É recomendada para mulheres que ainda não estão grávidas mas que pretendem ter um filho em breve
Caminhada: Atividade universal, recomendada para grande parte da população, principalmente para as mulheres grávidas. Na caminhada, o corpo vai liberar endorfina, a mulher vai estar fazendo um ótimo exercício, fortalecendo diversas partes do corpo e ainda causando mais tarde uma boa noite de sono, algo que muitas vezes é complicado neste período.
Alongamentos: Pode parecer algo muito simples, mas a importância dos alongamentos é fantástica, pois as mulheres costumam ficar sempre nas mesmas posições em período de gestação, movimentando-se pouco. Com os alongamentos, os músculos vão ser fortalecidos e evitarão o sedentarismo.
Todos estes exercícios devem ser orientados por um profissional da área, que de preferência tenha experiência com gestantes, pois é preciso muito cuidado na hora de recomendar exercícios para mulheres neste período.
Também é recomendada a visita a um profissional especialista na área, bem como orientações do obstetra.

Alongamentos para Gestante

Os três exercícios de alongamento vistos acima podem ser realizados pela gestante porém sem que haja muito esforço. O ideal é realiza-los com acompanhamento profissional, evitando lesões ou danos ao bebê.

Atualmente, as atividades físicas mais recomendadas para gestante é a Ioga e o Pilates.

A caminhada pode também ser adotada pela futura mamãe porém é importante observar as condições do local como clima, por exemplo. Nada que denote muito esforço físico e que seja prejudicial.

Veja acima os Alongamentos indicados para Gestantes.

Veja acima os Alongamentos indicados para Gestantes.

 

 

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply

loading...