Cisto de Naboth – O que é? Quais são os sintomas e tratamento?

0

O Cisto de Naboth é – como diz seu próprio nome – um cisto formado na superfície do colo do útero. O motivo da formação desses pequenos cistos se dá pela obstrução das glândulas de Naboth que ficam localizadas ali mesmo, resultado do acúmulo de secreções expelidas pelas mesmas.



As glândulas de Naboth funcionam de forma semelhante como as da pele, elas acumulam secreções em virtude do bloqueio do ducto, que é ocasionado por alguma infecção uterina.

Quando esse processo ocorre, gera como consequência da formação de um cisto com forma arredondada na superfície do colo do útero. Podem surgir vários cistos de vez ou somente um, esse é um fator que depende do quão cheia as glândulas estão.

Normalmente, o surgimento de cistos de Naboth ocorre em mulheres ainda com idade reprodutiva, sobretudo, naquelas que já tiveram filhos.

CISTO DE NABOTH – O QUE É?

Sintomas do Cisto de Naboth

São raros os casos em que a presença do cisto de Naboth apresenta sintomas. No entanto indica que ali houve uma inflamação, infecção ou até mesmo irritação que resultou na irritação do órgão reprodutor feminino e, por consequência, na formação do cisto. A identificação da presença desse cisto se dá, normalmente por acaso, através de exames de rotina.

A cor do cisto de Naboth é esbranquiçada, seu tamanho é pequeno e ele é tátil. Devido a isso é identificado facilmente pelo ginecologista durante a realização do exame ginecológico feito com determinada frequência. Há um mito contado sobre esse cisto, que ele é um sintoma da presença de câncer de colo do útero, mas as mulheres precisam ter em mente que isso é mentira e já foi comprovado por médicos.

CISTO DE NABOTH – O QUE É?

Prevenção e tratamento do Cisto de Naboth

Uma das maiores dúvidas sobre o cisto de Naboth envolve o processo de prevenção e de tratamento do mesmo. A prevenção para o cisto de Naboth ainda não é conhecida. Na maioria dos casos, tratar o cisto não é necessário, pois desde que ele esteja estabilizado, não irá causar problemas no aparelho reprodutor feminino.

No entanto, há casos raros em que o cisto cresce sem parar, o que resulta na alteração da forma normal do útero. Quando isso ocorre, o cisto deve ser removido, tanto por eletrocauterização ou até mesmo com um bisturi. O procedimento de remoção do cisto pode ser realizado no consultório médico mesmo.

Outra dúvida extremamente comum entre as mulheres sobre o cisto de Naboth envolve gravidez. Muitas mulheres ao terem conhecimento que estão com esse cisto se assustam, achando que irão ficar inférteis, que esse dificultará a fertilidade ou que esse poderá causar problemas durante a gestação. No entanto, essa disfunção do organismo feminino não causa nada disso.

Para que fique bem esclarecido: os cistos de Naboth não possuem influência e relação alguma com a gravidez, não resultam em infertilidade, não dificulta a fertilidade e muito menos causa qualquer tipo de problema durante a gestação.

Para evitar sustos é necessário que as mulheres entendam que por esses cistos, normalmente, serem muito pequenos e benignos a perspectiva para eles é positiva e que eles não apresentam risco algum para a saúde feminina.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply