Colesterol alto na Gravidez → Conheça os RISCOS e saiba como controlar.

0

É natural esperar que haja um aumento no nível de colesterol no organismo da gestante, afinal de contas o seu corpo comporta o seu metabolismo e mais um que está em formação, ou seja, do seu bebê. Por outro lado, o colesterol alto é sinônimo de alerta, o qual sempre apresenta que se deve ter maior cuidado com a saúde que pode não estar muito bem.



Mas até que ponto o colesterol alto pode ser considerado como normal? Em que momento se deve procurar uma ajuda médica? E se precisar fazer uma dieta, qual será a mesma? Se ainda tem mais dúvidas além dessas, aproveite e leia todo este artigo para que possa compreender melhor sobre o colesterol alto.

Colesterol alto na Gravidez

Colesterol alto na gravidez – Sintomas

Em primeiro lugar, deve se lembrar de que algumas gestantes podem sofrer do problema antes mesmo de engravidarem e neste caso a atenção deve ser redobrada, para que ela não tenha complicações durante a gestação e principalmente durante o parto.

As mulheres que possuem histórico familiar com algum parente próximo que tenha o problema também devem se preocupar. Porém podem acontecer alguns casos que não há nenhuma dessas opções, mas nem por isso se deve distrair.

Geralmente, por volta, da 16ª semana de gestação se começa a perceber um aumento do nível das taxas de colesterol e pode registrar um aumento de até 60% quando estiver por volta da 30ª semana. É importante que a gestante tenha um acompanhamento medico e faça corretamente o pré-natal para que possa se prevenir o quanto antes.

Infelizmente existem muitos casos que os médicos não realizam um exame especifico para colesterol e até alegam que evitam, para não assustarem as gestantes, já que o aumento da taxa é normal, mas não se deve ser assim.

É importante sempre checar e fazer um bom acompanhamento para que se possam evitar diversos problemas que são originados pelo colesterol alto.

Quais são os riscos de Colesterol na Gravidez?

O Colesterol Alto gera problemas ligados à hipertensão e pode provocar sérios problemas no desenvolvimento do bebê. Alem de propiciar um aumento e acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e isso pode gerar problemas cardíacos na criança devido ao envio de gordura nos pequenos vasos sanguíneos onde se alojará.

Fora que antes e durante o parto, pode haver complicações que poderão deixar a vida da mãe e da criança em risco. E, como você não quer pagar para ver, o ideal é se cuidar o quanto antes para garantir a segurança de vocês dois.

Como prevenir e controlar o Colesterol alto na gravidez?

Realizar simples atividades físicas como uma caminhada e cuidar da alimentação são mecanismos que irão te ajudar a prevenir o aumento do colesterol alto. Portanto, siga essas dicas abaixo:

  • Consuma mais azeite de oliva do que qualquer outro tipo de óleo/gordura em sua alimentação;
  • Evite comidas gordurosas (e frituras) e substitua por alimentos cozidos ou assados que são muito mais saudáveis;
  • Coma mais carnes brancas e peixes, os quais são considerados magros; (Não coma peixe cru – Alto risco para grávidas em relação a outras doenças como a salmonela.)
  • Coma mais frutas, pães, hortaliças, leguminosas, batatas, sementes e frutos secos;
  • Prefira laticínios magros como os produtos desnatados (os quais são pobres em gordura);
  • Evite refrigerantes e doces;
  • Tome, em seu lugar, bastante água e sopa de legumes;

 

Colesterol alto na Gravidez

E se acrescentar ainda, alimentos ricos em vitamina C como acerola, laranja e goiaba, poderá proteger mais ainda seu organismo contra o colesterol alto. Portanto, dê sempre atenção a sua saúde. Estamos combinadas?

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply