Depressão na gravidez: Sintomas, causas e tratamentos

0

A depressão hoje considerada uma doença atinge milhares de pessoas de todas as classes sociais. Mas será possível que ela alcance a gravidez? Isto é algo tão surpreendente que senti a necessidade de dedicar um artigo só para este assunto e te convido a me acompanhar pelos próximos parágrafos.



Depressão na gravidez

O que é depressão?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é um transtorno mental comum que possui como características: a tristeza, a perda de interesse e a pessoa que sofre deste mal ainda enfrenta constantes oscilações de baixa alto-estima acompanhada ou não de sentimento de culpa.

A depressão na gravidez possui as mesmas características.

Quais são os principais sintomas da depressão?

Além dos que citei anteriormente existem outros como:

  • Dificuldade de manter a concentração: Diversas vezes a vitima parece estar prestando atenção em algum assunto, mas na verdade a sua mente está longe, se observar bem o olhar da pessoa, logo perceberá o quanto ele é vazio.
  • Estado depressivo constante: Sente-se desconfortável, triste e “para baixo”. Este estado pode ser observado com períodos de intensidade alternados, ora altos e ora baixos.
  • Ansiedade: Ao contrario do que se pode imaginar a depressão nem sempre se mostra como um estado de lentidão ou topor, mas gera muita ansiedade.
  • Irritabilidade: Por qualquer coisa, até as mais improváveis fazem com que a pessoa tenha uma grande e forte irritação cuja ocorrência é semelhante ao estado de fúria.
  • Forte fadiga: É muitas vezes sem ter motivo aparente, ou seja, é inexplicável.
  • Problemas e distúrbios com sono: São quadros de forte insônia alternados com irresistível sono.

    Principais causas da depressão na Gravidez:

Como a depressão é um transtorno mental que afeta fortemente o campo emocional é provável que a gestante acometida pela doença encontre a causa do seu problema nos seguintes fatores:

  • Alterações hormonais: O aumento ou diminuição de substancias como a progesterona ou estrogênio pode afetar o seu humor, acentuar características de personalidade ou apresentar mudanças de comportamento.
  • Aumento do estresse: As varias transformações físicas e emocionais, a necessidade de fazer exames regulares, ir ao medico, seguir dietas e mais os problemas do dia a dia criam possibilidades de altas cargas de estresse.
  • Problemas amorosos: A gestante precisa de apoio, carinho e companheirismo, porém nem todas passam a gestação ao lado do parceiro. Em muitos casos elas são abandonadas.
  • Problemas com a gravidez: algumas mulheres sofrem com varias complicações e começam a enxergar a gravidez como um processo traumático, cuja experiência não querem mais vivenciar.

    Quais são os tratamentos para Depressão na Gravidez?

Se a gestante apresentar a maioria dos sintomas apresentados ate aqui é importante consultar com o seu medico e relatar honestamente o seu caso, para que ele te examine e se o resultado do diagnostico for positivo você deverá se submeter a um tratamento. Saiba quais são e como você deve lidar com este problema:

  • Seja gentil com você: Não se cobre tanto em fazer determinadas tarefas, como: deixar o quarto do bebê todo pronto e organizado “para ontem”. Procure fazer tudo com calma de acordo com a ordem de importância, busque relaxar e descansar o máximo.
  • Faça atividades físicas ou recreativas: é uma forma de aliviar o estresse, as preocupações e melhorar o humor. Faça atividades que lhe deem prazer.
  • Não guarde tudo: desabafe. Já foi comprovado pela ciência que o ato de desabafar é mais que liberar palavras é soltar sentimentos, esvaziar a mente e o coração. Escolha um confidente.
  • É importante…

    Depressão na gravidez

Salientar que embora a depressão na gravidez seja uma doença, ela tem tratamento. Não a tenha em segredo, mas compartilhe com sua família, parceiro e principalmente medico, por mais complicada que possa ser uma gestação lembre-se que você vivencia agora um dos momentos mais importantes e lindos: o dom de gerar uma criança.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply