1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

A diástase  se caracteriza por uma linha funda que pode começar nos seios e chega até a altura do umbigo. Essa linha separa o abdômen em dois. Se você tem dúvidas sobre a  DIÁSTASE, hoje você entenderá O QUE É, as causas da diástase, quais são os sintomas que ela traz, como tratar e se previnir.

Diástase causas sintomas tratamento


Causas da Diástase

A diástase é um problema que surge na vida das mulheres grávidas, mas que não é muito falado. É muito comum, assim como os inchaços que tendem a surgir nos pés e nas mãos. Entretanto, é fundamental conhecer o problema para melhorar o diagnóstico e fazer com que seja identificado no início.

Os médicos informam que a principal causa da diástase nada mais é do que a fraqueza dos músculos abdominais que acabam se estirando para abrigar o feto. No entanto, a diástase também pode ser causada por outros fatores como:

  • Excesso de peso (caso o bebê seja grande);
  • Múltiplas gestações;
  • Desnutrição;
  • Excesso de líquido amniótico;
  • Gestante ter mais de 35 anos;
  • Gestação de gêmeos.

Diversas causas podem causar o problema e aumentar o risco do surgimento. É fundamental ter acompanhamento médico para ele identificar essas causas e poder lhe ajudar a passar pela gestação da melhor forma possível, sem muitas complicações.


Sintomas e Diagnóstico da Diástase

A DIÁSTASE pode ocorrer durante a gestação, mas consegue ser identificada mais facilmente após o nascimento do bebê.

Os sintomas da diástase são comuns e se caracterizam por:

  • Dores frequentes na lombar e também próximas às nádegas;
  • Surgimento de um espaço que acaba separando os dois lados da musculatura abdominal.

A diástase pode ser diagnosticada pela própria mulher.

Para descobrir se você está com o problema, é simples
Você deve se deitar no chão e flexionar o tronco levemente para formar um ângulo de 45ºC. Passe sua mão sobre o abdômen e verifique se há um espaço separando os dois lados.

Ainda assim é preciso de um diagnóstico médico que envolve ultrassons e tomografias.

diastase diagnostico e prevenção


Tratamento da Diástase

O tratamento de diástase geralmente consiste em praticar atividades físicas.  Esse tipo de tratamento é indicado para casos em que o espaçamento é menor do que 4 centímetros, o que pode ser resolvido em apenas alguns meses .

Os exercícios físicos recomendados SÓ podem ser realizados com a ajuda de fisioterapeutas ou profissionais da saúde.

diastase tipos de tratamento

Caso o espaçamento seja maior do que quatro centímetros, o tratamento consiste em uma intervenção cirúrgica que é realizada por cirurgiões plásticos. Essa cirurgia ainda ajuda a definir o abdômen.


Prevenção – Diástase

Para evitar a diástase a melhor forma é se alimentar corretamente durante a gestação e ingerir alimentos que fortaleçam a região abdominal. Você também deve se exercitar de forma moderada, preferencialmente com acompanhamento de um profissional durante a gestação. Ainda assim, isso não é garantia de que a diástase não surgirá.

Deixe-nos sua opinião sobre a matéria, pois para nós ela é muito importante.

Author

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Portal Bebês.

Write A Comment