Dipirona Guia → Bula, indicações e PERIGO na Gravidez

0
DIPIRONA durante a gravidez pode fazer mal? – Essa é uma das dúvidas mais comuns dentre as gestantes. O remédio que é analgésico, antitérmico e antipirético, costuma ser receitado para o tratamento de dor e febre, atuando no organismo com certa eficácia.
Abaixo mostraremos alguns motivos que farão a diferença quando pensar em tomar dipirona na gravidez.

A dipirona, também chamada de Novalgina, Anador, Baralgin, Magnopyrol e Nofebrin, é um medicamento bastante comum que é comercializado sem necessidade de receita médica, e em diferentes formatos, como comprimido, gotas, solução injetável e supositório.



Posso tomar dipirona durante a gestação?

Como muitos outros remédios, a dipirona é contra indicada durante a gestação e a contra indicação se prolonga ao período de amamentação. Os riscos que se corre ingerindo o medicamento são maiores nos primeiros três meses, onde o embrião está começando a se formar e se encontra bastante frágil.

gravida-pode-tomar-dipirona

O uso da dipirona é considerado restrito pois pode afetar bastante o desenvolvimento do embrião.

O uso da dipirona é contra indicado pois certos compostos químicos presentes em sua fórmula podem causar sérios danos ao feto. Um exemplo desses danos é a possível deficiência funcional e retardo no crescimento/desenvolvimento.

Alguns médicos alegam que a dipirona pode ser prescrita a partir do segundo trimestre de gravidez sendo necessária uma análise prévia da mãe para verificar se o bebê encontra-se em situação de risco.

Nos últimos três meses de gravidez, a dipirona monoidratada não pode ser administrada de forma alguma pela gestante. Embora o efeito do medicamento seja fraco, ele pode prejudicar a síntese de prostaglandina, contribuir com o fechamento prematuro do ducto arterial e gerar uma série de complicações perinatais.

A lactação é considerada um período muito frágil na vida de mãe e filho, por isso o uso da dipirona também pode representar uma ameaça. Se a mulher precisar realmente consumir o remédio, ela deve aguardar um período de 48 horas para amamentar o seu filho.

Se a grávida apresentar dores e febres, ela pode minimizar os sintomas consumindo paracetamol. No entanto, é fundamental que haja prescrição médica. Uma forma alternativa de aliviar o problema é através da acupuntura.

Saiba mais sobre os remédios na gravidez

Durante a gravidez, a mulher jamais pode consumir remédios por conta própria. Ela deve consultar o médico responsável pelo pré-natal para

Dipirona Sódica e Monoidratada - Ambas proibidas durante a gestação.

Dipirona Sódica e Monoidratada – Ambas proibidas durante a gestação.

descobrir se o fármaco não oferece risco a sua saúde e a do bebê.

O uso de medicamentos de forma indiscriminada durante a gestação é extremamente perigoso, bem como as formulações à base de plantas (fitoterápicos) ou chás curativos.

Se a gestante apresenta algum problema de saúde e administra medicamentos no seu dia-a-dia, ela precisa informar o médico sobre isso. Algumas drogas são imprescindíveis porque fazem parte do tratamento de doenças, como é o caso dos remédios para hipertensão e epilepsia.

A dipirona é um medicamento bem comum e, com certeza, em algum momento da sua vida você já deve ter feito uso do mesmo. O remédio de caráter analgésico, antipirético e antitérmico é utilizado para o combate de febre e dores de uma forma geral, com destaque para a dor de cabeça. Grande parte desses incômodos são ocasionados por conta de resfriados e gripes em geral.

Dipirona Bula – Indicação

A bula da dipirona, também conhecida como Novalgina, informa que o remédio é indicado para pacientes com febres e dores em geral. Geralmente ela é recomendada para dores de cabeça e outras que costumam se originar de resfriados ou gripes.

Contraindicações da Dipirona Bula

Por se tratar de um medicamento analgésico, a dipirona pode ser consumida por quase todos os públicos. Porém, ele é contraindicado em casos de gestação, amamentação, ou então para pacientes que têm alergia à dipirona ou outras substâncias da fórmula.

gravida-pode-tomar-dipirona-novalgina

Além disso, indivíduos que desenvolvem broncoespasmo ou demais reações de caráter anafilática com outros remédios analgésicos, como paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo, não devem também realizar tratamentos com a dipirona.

Diferenças entre Dipirona Sódica e Monoidratada?

Não há diferenças entre os dois tipos de Dipirona. A dipirona sódica simplesmente ganhou um novo nome: Dipirona Monoidratada. Sendo assim, não há nenhuma alteração na fórmula do medicamento, que só teve seu nome modificado por uma determinação da ANVISA.

Por conta disso, nos dias de hoje já não é possível encontrar à venda a dipirona sódica, mas unicamente pelo fato de que ela se tornou a monoidratada sem alteração alguma em sua composição.

Diferentes modos de uso – Como tomar dipirona? Veja Posologia

O consumo da dipirona para o combate de dores e febre pode ser feito de diferenciadas formas, sendo as mais comuns o uso oral e retal.

Uso da Dipirona oral

A dipirona em sua solução oral é indicada para os adolescentes e adultos com mais de 15 anos, com até quatro doses diárias de 500 a até 750 mg em cada uma das doses.

O medicamento também é indicado para as crianças, também quatro vezes ao dia. A única diferença se refere na quantidade: a cada quilo da criança, 10 mg devem ser aplicados. Por isso, se a criança tem 20 quilos, por exemplo, deverá tomar 200 mg. Porém, crianças com idade inferior a três anos ou com menos de cinco quilos não podem fazer o tratamento com essa medicação.

Uso retal da dipirona

Já no que diz respeito ao uso retal os adolescentes e adultos com mais de 15 anos podem fazer o consumo de um supositório de 1 g três vezes por dia.

Já as crianças podem se medicar com 1 supositório de até 300 mg, no máximo quatro vezes por dia.

Contraindicação: nesse caso, as crianças com idade inferior a quatro anos não devem receber esse tipo de medicação.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (761 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply

loading...