Dor de Barriga na Gravidez: Causas, Sintomas e Tratamento

0

A gravidez por mais que seja um período muito especial para o casal também tem seus desconfortos que, ao longo dos 9 meses de gestação podem ocorrer mais de uma vez já que a barriga sofre uma pressão grande por causa do crescimento do útero por um lado e diminuição do espaço disponível para os órgãos internos da grávida por outro. A dor de barriga na gravidez acaba surgindo e preocupando muitas mulheres. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia abaixo.



E quem já foi mãe sabe o que é passar por essa experiência de se sentir cheia rapidamente ou o que é pior: sentir como se estivesse recebendo uma facada entre a parte inferior da barriga e a virilha.

O lado positivo dessa história é que essa sensação desagradável passa rápido e existe tratamento. Para isso irei expor aqui quais são suas causas e como você poderá ficar livre delas.

dor de barriga na gravidez

Dor de Barriga na Gravidez: Conheça as causas, sintomas e tratamento.

Dor de Barriga na Gravidez – Causas

Essa “facada” que citei há pouco é, na verdade a distensão do ligamento redondo que ocorre a partir do segundo trimestre da gestação, embora seja incômoda os médicos a consideram normal. Mas ela não é a única causa existem outras como:

Prisão de ventre e gases – O acumulo de gases ocorre devido à lentidão de todo o processo digestivo. Se a prisão de ventre já é incomoda para quem não está grávida imagina então para quem está!

Contrações de Braxton-Hicks Doem menos do que a anterior, mas é desagradável. Ocorre com facilidade em mulheres que muito pouco se hidratam. Basta ingerir líquidos para aliviar ou mesmo evitar o seu aparecimento.

Geralmente as dores não apresentam problemas mais sérios, exceto se a dor for muito intensa e a grávida apresentar sinais de sangramento, aumento da pressão arterial, febre ou perturbações da visão.

Algumas dessas características poderá ser sinal das seguintes manifestações:

  • Aborto Espontâneo
  • Parto Prematuro
  • Gravidez Ectópica (poderão ocorrer dores entre a sexta e décima semana de gestação)
  • Descolamento da placenta
  • Pré-eclâmpsia
  • Infecção Urinária (que pode ocasionar em parto prematuro).

Outros motivos, não ligados à gravidez que podem gerar fortes dores abdominais são a Apendicite (que ocorre no lado direito e inferior do abdômen) e Pedra na Vesícula (que ocorre no mesmo lado só que na parte superior e que pode irradiar para o ombro).

Dor de Barriga na Gravidez – Tratamento

Para aliviar as dores que aparecem e não são graves você pode utilizar de recursos simples, mas ao mesmo tempo eficazes como:

Prática de exercícios regulares – Não é porque você engravidou que deve ficar parada, ao contrario você deve fazer exercícios (claro específicos e com acompanhamento médico), assim você manterá e fortalecerá os músculos abdominais.

Prefira refeições leves e regulares – Cuide da sua alimentação para que possa ter mais saúde. Coma mais e em quantidades menores, além de evitar aumento de peso natural vai facilitar a digestão e evitar a formação de gases.

Faça a ingestão de fibras – Crie o habito de ingerir alimentos ricos em fibra para facilitar o transito intestinal.

Beba sempre água e em abundância – além de hidratar seu corpo e pele ainda evitará o surgimento de infecções relacionadas ao trato urinário.

Se vista com roupas confortáveis – evite roupas apertadas, pois alem de aumentarem o desconforto na região do abdômen provocam irritações na pele.

Dor de Barriga na Gravidez – Sintomas

Caso as dores surjam mesmo que de forma leve não deixe de comentar com seu médico, busque sempre sua orientação e esclareça suas duvidas principalmente se precisar utilizar de medicamentos como o Paracetamol que um anti-inflamatório que não apresenta riscos à gravidez e é eficaz no controle e combate das dores.

Se ele receitar esse ou qualquer outro medicamento procure seguir à risca as orientações passadas. Fora isso, as dores abdominais são comuns e “fazem parte”.

O que achou do artigo? Deixe sua opinião abaixo.

 

 

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply