Infertilidade: Como descobrir se sou infértil? Quais são os Exames?

0

Muitos casais podem passar pela frustração de não realizar o sonho de ter um filho, por conta de dificuldades naturais que o corpo dela ou dele tenham para engravidar, seja por uma razão genética ou mesmo física. A infertilidade atinge hoje cerca de 40% dos casais segundo dados da OMS.



Assim, para ajudar a descobrir qual o problema que leva um casal a dificuldade de ter um filho, existem milhares de exames, os quais, podem ser feitos para descobrir qual é a causa que leva a essa frustração no momento de uma mulher engravidar.

O recomendado é que o casal veja se uns deles é infértil, depois de mais de 1 ano de tentativas de engravidar, mas casos excepcionais, necessita-se buscar um médico antes, como nas situações, nas quais, a mulher tem mais de 35 anos de idade.

Exames para o casal

Confira a seguir quais são os exames mais comuns para descobrir qual a dificuldade que o casal engravidar.

  1. História Clínica

Um primeiro processo, o qual, pode ser feito para descobrir o porquê que um casal tem dificuldades para engravidar é realizar a história a clínica desse par. Os fatores mais analisados pelos médicos são:

  • Há quanto tempo o casal está tentando engravidar
  • Se tem algum filho
  • Se já tiverem algum tipo de tratamentos e cirurgias no sentido de solucionar esse problema;
  • Frequência com que eles fazem sexo;
  • E o Histórico de infecções urinárias e genitais;
  1. Exame físico

Um segundo método usado para detectar a dificuldade de o casal engravidar é um exame físico, no qual, o médico vai analisar a forma dos órgãos sexuais, tanto do homem, quanto da mulher, para saber se essa não é a causa da dificuldade que esse casal tem de engravidar.

  1. Exame de sangue

Por fim, um terceiro método de se perceber uma dificuldade do casal engravidar é a avaliação hormonal, a qual, é feita através de um exame de sangue, detectando quais os níveis dos hormônios sexuais do homem e da mulher, tais como: estrógeno, a progesterona, os hormônios da tireoide e a prolactina.

exame de sangue fertilidade

Exames de infertilidade masculina

Além dos exames gerais no casal, é necessário que os homens façam exames específicos, para detectar se a dificuldade d engravidar não é a causada por ele. Alguns dos exames mais tradicionais são:

  1. Ultrassonografia dos testículos

Nesse exame, o médico consegue avaliar a saúde dos testículos dos homens, vendo se não há nenhum problema como cistos ou tumores.

  1. Espermograma

Um segundo método para avaliar se o homem não é a razão da infertilidade do casal é fazendo um espermograma, o qual, consegue captar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos pelos homens.

espermograma

Exame de espermograma – Esterelidade masculina.

  1. Biópsia de testículo

Por fim, uma última forma de testar a fertilidade masculina é fazendo uma biópsia de testículo, a qual, pode comprovar se os espermatozoides estão sendo bem formados e se há algum tipo de problema na ejaculação que o homem tem.

Caso esse exame comprove algo, duas soluções são a para o homem e a mulher poderem ter um filho são: a inseminação artificial e fertilização in vitro.

Exames de infertilidade feminina

Assim como existem exames específicos para descobrir a infertilidade dos homens, também existe técnicas para as mulheres. Vamos conhecer algumas delas:

  1. Ultrassom transvaginal

Uma primeira maneira de descobrir se uma mulher é infértil é realizando um ultrassom transvaginal, o qual, consegue perceber a presença de cistos nos ovários, endometriose e inflamações no útero, todos problemas, os quais, impedem uma mulher de ficar grávida.

  1. Histerossalpingografia

Um segundo exame de fertilidade muito comum feito por mulheres para detectar possíveis sinais de infertilidade é a histerossalpingografia, que consegue detectar fatores como trompas obstruídas, endometriose e alterações graves no útero.

  1. Laparoscopia

Por fim, um terceiro exame de fertilidade bastante realizado pelas mulheres para perceber a infertilidade é a laparoscopia, procedimento que consegue perceber qual a intensidade dos problemas nas trompas interinas e assim indicar um tratamento correto para essas mulheres, as quais, querem ter um filho junto com seus parceiros.

Como engravidar rápido

Para quem está tentando engravidar, a melhor maneira é investindo em alimentos saudáveis, além de evitar o estresse e a ansiedade. Dessa forma, a gravidez deve ocorre de maneira mais natural e instantânea.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply

loading...