O corpo feminino sofre diversas alterações durante a vida até mais profundas e fortes em relação às transformações masculinas, porem na gravidez pode ser bem mais acentuada, pois a gestante não está sozinha – existe um bebê em sua barriga que provoca diversas alterações.
O ganho de peso na gravidez é normal desde que são desejáveis desde que esteja de acordo com os cálculos do IMC (Índice de Massa Corporal), cujo calculo depende de fatores como tamanho e peso do feto que afetam diretamente a aquisição de peso dela.
O ganho de peso deve ser o suficiente para que a mãe ofereça os nutrientes necessários ao feto. O peso dela não deve ser nem a mais e nem a menos senão causará diversos problemas de saúde que poderão arriscar sua vida e da criança.
Qual é o peso ideal na Gravidez?
A orientação medica costuma seguir os dados elaborados pela associação americana de nutrição que considera as medidas de acordo com as alterações provocadas no organismo como, por exemplo, o desenvolvimento e o aumento das glândulas mamárias, feto, útero e volume sanguíneo ou, em números:
Primeiro trimestre de gravidez = aumento de 1 a 2 quilos no total e depois aumento de 500 g a cada semestre. Porem nos últimos 3 meses de gravidez a mulher poderá adquirir de 0,5 a 1 quilo por semana, principalmente se estiver bem próximo do parto.
Como é calculado o peso ideal?
É através de uma formula matemática em que você pega o valor da sua altura e divide pelo seu peso. O resultado encontrado você multiplica pela sua altura, por exemplo:
Se tiver 55 quilos e 1,70 de altura você deve fazer o seguinte:
55/ 1,70 = 32,35
32,35 x 1,70 = 54,99
Com este resultado você poderá verificar quantos quilos poderá ganhar de acordo com seu índice:
- Menos do que 18.5, poderá ganhar entre 12.5 a 18.0 kg;
- Entre 25 a 29.9: de 7.0 a 11.5 kg;
- Acima de 30: entre 5 a 9 kg.

Algumas observações
Você poderá ganhar entre 7 e 14 quilos no período de gestação, embora que quem for “magrinha” deverá ganhar mais peso do que mulheres que não são “tão magrinhas”. Agora se estiver esperando gêmeos é natural que ganhe mais 5 quilos.
Contudo, a maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre entre o segundo e terceiro trimestre, onde é possível registrar um ganho semanal de 0,5 quilos.
Perigos com o ganho excessivo de peso na gravidez
O peso deve compreender a quantidade de quilos que são distribuídos uniformemente e que não causem problemas de saúde. Porem se estiverem abaixo ou acima de um nível estipulado por órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve-se procurar ajuda médica, caso contrário poderá sofrer com algumas consequências:
- Poder somente fazer o parto por método cesariano;
- Mulheres com pouco aumento de peso e inferior ao mínimo estipulado poderá gerar bebês pequenos e sofrer maiores chances de partos prematuros. Em contrapartida, mulheres com sobrepeso maior do que o limite permitido poderão gerar crianças com peso superior a 4 quilos;
- Poderão desenvolver diabetes e hipertensão gestacional ou mesmo pré-eclâmpsia,
- E, cada quilo que a gestante adquire fará com que o bebê aumente seu peso entre 16,7 e 22,6 gramas.
Considerações Finais
A gestante deve se preocupar com o peso durante todo o seu processo de gestação. Por ora, se ela tiver excesso de peso, além de sofrer perigos aqui apresentados poderá aumentar os riscos de diabetes, hipertensão e obesidade infantil no seu bebê. Todo cuidado é pouco!
1 Comment
http://Frrsan.com/vb/member.php?u=27082