Ganho de Peso na Gravidez: Saiba se você é uma grávida acima do peso

0

O corpo feminino sofre diversas alterações durante a vida até mais profundas e fortes em relação às transformações masculinas, porem na gravidez pode ser bem mais acentuada, pois a gestante não está sozinha – existe um bebê em sua barriga que provoca diversas alterações.



O ganho de peso na gravidez é normal desde que são desejáveis desde que esteja de acordo com os cálculos do IMC (Índice de Massa Corporal), cujo calculo depende de fatores como tamanho e peso do feto que afetam diretamente a aquisição de peso dela.

O ganho de peso deve ser o suficiente para que a mãe ofereça os nutrientes necessários ao feto. O peso dela não deve ser nem a mais e nem a menos senão causará diversos problemas de saúde que poderão arriscar sua vida e da criança.

Qual é o peso ideal na Gravidez?

 

Ganho de Peso na Gravidez

A orientação medica costuma seguir os dados elaborados pela associação americana de nutrição que considera as medidas de acordo com as alterações provocadas no organismo como, por exemplo, o desenvolvimento e o aumento das glândulas mamárias, feto, útero e volume sanguíneo ou, em números:

Primeiro trimestre de gravidez = aumento de 1 a 2 quilos no total e depois aumento de 500 g a cada semestre. Porem nos últimos 3 meses de gravidez a mulher poderá adquirir de 0,5 a 1 quilo por semana, principalmente se estiver bem próximo do parto.

Como é calculado o peso ideal?

É através de uma formula matemática em que você pega o valor da sua altura e divide pelo seu peso. O resultado encontrado você multiplica pela sua altura, por exemplo:

Se tiver 55 quilos e 1,70 de altura você deve fazer o seguinte:

55/ 1,70 = 32,35

32,35 x 1,70  = 54,99

Com este resultado você poderá verificar quantos quilos poderá ganhar de acordo com seu índice:

  • Menos do que 18.5, poderá ganhar entre 12.5 a 18.0 kg;
  • Entre 25 a 29.9: de 7.0 a 11.5 kg;
  • Acima de 30: entre 5 a 9 kg.
gravida obesa

Obesidade na Gravidez pode oferecer riscos para a mamãe e o bebê.

Algumas observações

Você poderá ganhar entre 7 e 14 quilos no período de gestação, embora que quem for “magrinha” deverá ganhar mais peso do que mulheres que não são “tão magrinhas”. Agora se estiver esperando gêmeos é natural que ganhe mais 5 quilos.

Contudo, a maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre entre o segundo e terceiro trimestre, onde é possível registrar um ganho semanal de 0,5 quilos.

Perigos com o ganho excessivo de peso na gravidez

O peso deve compreender a quantidade de quilos que são distribuídos uniformemente e que não causem problemas de saúde. Porem se estiverem abaixo ou acima de um nível estipulado por órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve-se procurar ajuda médica, caso contrário poderá sofrer com algumas consequências:

  • Poder somente fazer o parto por método cesariano;
  • Mulheres com pouco aumento de peso e inferior ao mínimo estipulado poderá gerar bebês pequenos e sofrer maiores chances de partos prematuros. Em contrapartida, mulheres com sobrepeso maior do que o limite permitido poderão gerar crianças com peso superior a 4 quilos;
  • Poderão desenvolver diabetes e hipertensão gestacional ou mesmo pré-eclâmpsia,
  • E, cada quilo que a gestante adquire fará com que o bebê aumente seu peso entre 16,7 e 22,6 gramas.

Considerações Finais

A gestante deve se preocupar com o peso durante todo o seu processo de gestação. Por ora, se ela tiver excesso de peso, além de sofrer perigos aqui apresentados poderá aumentar os riscos de diabetes, hipertensão e obesidade infantil no seu bebê. Todo cuidado é pouco!

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply

loading...