Grávida pode comer sushi durante a gravidez? – Confira!

0

Para as gestantes viciadas na culinária oriental, esse artigo vem contar uma má notícia: A maioria dos médicos, especialistas em gestação não recomenda a ingestão do sushi, seja ele de salmão, atum ou qualquer outro peixe, durante a gravidez. Um dos motivos a proibição é o fato do alimento não possuir cozimento, ou seja, estar cru.



Bactéria e parasitas presentes no peixe cru podem ser extremamente prejudiciais para mamãe e bebê.

Bactéria e parasitas presentes no peixe cru podem ser extremamente prejudiciais para mamãe e bebê.

Por que grávida não pode comer sushi ou peixe cru?

Um dos motivos pelos quais o sushi, sashimi, temaki ou qualquer variação da culinária japonesa estar proibida na dieta das grávidas é o fato do peixe estar cru, ou seja, em seu estado bruto. Em virtude da falta de cozimento, o peixe pode conter parasitas que continuam vivos em seu corpo, mesmo após sua morte. Algumas outras espécies, vão além, tendo em seu corpo acumulado altos níveis de mercúrio, que pode ser extremamente prejudicial a mamãe e ao bebê.

A bactéria Listeria, causadora da Listeriose, é uma das principais parasitas que atacam o peixe, no caso, isso acontece em virtude da má conservação, muitas vezes por falta de refrigeração da carne. Como as gestantes possuem mais facilidade em contrair a doença em virtude do seu sistema imunológico não ser tão resistente, a ingestão de sushi na gravidez, deve ser evitada, lembrando que a Listeriose pode causar danos irreparáveis como o aborto espontâneo ou um parto antes da hora.

Riscos de Comer Sushi na Gravidez - Aborto esponâneo ou parto prematuro.

Riscos de Comer Sushi na Gravidez – Aborto esponâneo ou parto prematuro.

Como a gestante pode fazer para comer sushi na gravidez?

Uma opção para as viciadas na culinária oriental é congelar bem o peixe antes da elaboração do prato. Isso fará com que qualquer parasita ou bactérica morram e assim, a carne estará limpa e livre de qualquer infestação.

Grávida pode comer sashimi, temaki, salmão ou atum cru?

O sashimi e temaki seguem os mesmo parâmetros do sushi, poderão ser comidos pela gestante desde que congelados previamente. O problema está na falta de cozimento. No caso do salmão e do atum, estando cozidos, sem problemas, pelo contrário, são ótimos em virtude das substâncias presentes na carne como ômega 3 e 6.

 

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply

loading...