1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Se tem uma indisposição que incomoda em qualquer momento da vida, ela atende pelo nome de “gripe” que é uma espécie de infecção respiratória que provoca muito desânimo, dificuldade para se alimentar quando não dores no corpo todo.
Agora se você aliar gripe com gravidez… Aí os sintomas podem ser duplicados. Mas será normal uma grávida ser acometida pela gripe? Isso pode prejudicar o feto? Para estas e outras perguntas é só continuar a leitura desse artigo.

Como cuidar a gripe na gravidez?
Como cuidar a gripe na gravidez?

Como a Gripe ataca na Gravidez – Sintomas

A gripe na gravidez é bastante comum devido ao quadro de vulnerabilidade pelo qual a gestante passa. Como o vírus da gripe ataca o sistema respiratório e circulatório, compromete nosso desempenho, principalmente se o sistema imunológico resolver reagir, cujo combate nos passa todos os sintomas já conhecidos: febre, tosse, coriza e dores no corpo.
No caso da grávida ela está mais suscetível a esses sintomas uma vez que, o seu organismo altera-se constantemente em prol do atendimento de necessidades do bebê.

Cuidados e Tratamento da Gripe na Gravidez

Diferente de outros momentos da sua vida, a grávida não deve se automedicar com vitaminas ou analgésicos, mas deve procurar a orientação do seu médico. Em todo e qualquer caso o melhor é descansar bastante e se sentir incomodada pelo entupimento no nariz poderá fazer inalação com água quente ou soro fisiológico.
Para a garganta a melhor opção são os gargarejos de água e sal e para a tosse um bom chá de camomila com limão e algumas gotas de mel para adoçar.

Chá, mel e gengibre são ótimos para prevenir a gripe na gravidez
Chá, mel e gengibre são ótimos para prevenir a gripe na gravidez

Como é possível prevenir a gripe na Gravidez?

Através de vacinas (mais abaixo falarei melhor), investir em uma alimentação rica em vitamina C, além de produtos que possam fortalecer o sistema imunológico como proteínas, minerais e carboidratos.
Sempre e a todo o momento deve ingerir bastante liquido como água e sucos de laranja que é uma importante fonte de vitamina C, assim como bons chás.

Remédios para gripe na Gravidez

Os únicos que devem ser tomados e para tanto são os adequados para a gestante são a vitamina C (em forma de suprimento) ou analgésicos feitos à base de Paracetamol (mas tomado sem exageros)
Como existe o risco do medicamento aumentar a possibilidade de risco da criança adquirir e desenvolver o TDH (Transtorno do Déficit Primário) é mais seguro recorrer a opções naturais como o chá de gengibre que é bem mais seguro!

gripe-gravidez-remédios

Vacinas de gripe podem ser tomadas durante a gravidez?

Sim. Não apresenta riscos nem para a gestante e nem para o feto uma vez que, ela foi produzida com vírus inativo que não possui a capacidade de infectar o organismo. Contudo, se tiver alergia a ovos ou algum de seus componentes deve conversar primeiramente com o seu medico para ter uma orientação mais confiável e segura.
Por outro lado, a gestante pode e deve tomar a vacina contra o Influenza que protege tanto ela quanto o seu bebê durante os seus cinco primeiros meses de vida.
Durante o período de vacinação, as grávidas independentemente de que mês esteja a sua gestação deve tomar a vacina.

Para fechar…

A gripe em qualquer momento ou situação da vida é algo extremamente desagradável por deixar sua vitima indisposta, desanimada e com espirros constantes.
Com a gestante não é muito diferente, só que com ela há um porem: não se deve tomar todo e qualquer medicamento já que ela não está sozinha e conta com um bebê em seu ventre.
Deve procurar, para tanto, a orientação medica e seguir corretamente o tratamento para que não haja desenvolvimentos e nem complicações. No mais a gripe não causa problemas sérios a saúde do bebê, mas a mamãe deve se cuidar para aproveitar melhor este período especial de sua vida. Aproveite-o com muita saúde!

Write A Comment