1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Os bebês recém-nascidos podem sofrer com hemangiomas, um quadro de saúde desconhecido por milhares de pessoas, principalmente os pais de primeira viagem.

É preciso conhecer esse quadro e saber do que se trata para que possa diagnosticá-lo e levar o bebê ao médico o mais rápido possível.

hemangiomas o que e

O que é Hemangioma?

O hemangioma nada mais é do que uma mancha que surge na pele do recém-nascido após as primeiras semanas do parto, geralmente avermelhada.

Esses hemangiomas tendem a ser planos e congênitos.hemangiomas o que e

Os hemangiomas aumentam de tamanho até o primeiro ano de vida do recém-nascido. Ao longo dos anos eles podem diminuir e até mesmo desaparecer, sem apresentar nenhum risco para a saúde. Veja mais sobre esse quadro a seguir.

Hemangiomas e Suas Características...
O hemangioma é um tumor benigno caracterizado por manchas avermelhadas e de aspecto plano pelo corpo, que podem aumentar e até mesmo engrossar com o tempo.

No entanto, essas manchas também tendem a desaparecer depois de alguns anos, encolhendo sozinhos. A tendência é que com 5 anos de idade a criança já não tenha nenhuma hemangioma.

Quando surgem, podem ser vistos com uma pequena saliência na pele, além do aspecto avermelhado. O hemangioma não surge apenas na pele, mas também nos órgãos internos como fígado e rins.

Causas e Sintomas das Hemangiomas

As causas desse problema ainda estão sendo estudadas. Ela possui algumas características genéticas, no entanto sua origem também ocorre através do mau funcionamento das células, o que gera desequilíbrio na formação do sistema vascular.

Os estudos realizados até agora mostraram que o problema atinge principalmente as meninas e os bebês prematuros. As meninas são mais propensas a desenvolver devido a sua maior quantidade de hormônios.

hemangiomas riscos

Esse problema não apresenta sintomas além das características da pele que já mencionamos, podendo ser facilmente diagnosticado pelo pediatra. Podem aparecer em qualquer região do corpo, mas suas regiões favoritas são o pescoço e a cabeça.

Riscos da Hemangioma

Os pais não precisam se preocupar, pois a doença não traz nenhum risco para a saúde da criança. Não há nenhuma possibilidade de virar um câncer no futuro, no entanto é preciso estar atento, já que há alguns casos em que é preciso cuidados especiais, principalmente quando o problema atinge os recém-nascidos ou prematuros.

Dependendo do local da hemangioma ela pode até mesmo sangrar ou ainda quando ataca os olhos, impedindo a visão. Fora esses casos, não há nenhum risco para a saúde e pode ser contornado ao longo do tempo.

Hemangioma: Tratamentos

É indicado que os pais tratem o problema desde o início, preferencialmente desde o primeiro mês de vida, pois assim a criança poderá se curar e não sofrerá com danos.

Se houver lesões na fase inicial, o tratamento consiste no uso de medicamentos no local.

Em estágios mais avançados, onde o crescimento está grande, o tratamento deve ser feito com corticoides, pois eles ajudam a diminuir as lesões e controlam as demais para que não cresçam. Em casos específicos pode-se adotar o tratamento a laser ou uma cirurgia.

Author

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Portal Bebês.

Write A Comment