1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

O HPV é a sigla para Papiloma Vírus Humano que já atingiu milhares de brasileiros, principalmente adolescentes e jovens. É considerada uma doença sexualmente transmissível, cujo contágio pode ser ocasionado por meio de lesões encontradas na pele, inclusive nas mucosas da região íntima onde se reproduz facilmente, prolifera e causa o surgimento de verrugas.

A principal dúvida da população em geral é se o HPV tem cura definitiva ou, se uma vez contraído o vírus o paciente só poderá amenizar os seus efeitos através de um tratamento específico que será realizado para o seu devido controle.

Neste artigo, você encontrará a resposta para essa e outras questões relacionadas ao problema do HPV, o qual pode ser prevenido. Veja a seguir o que é o HPV e qual o melhor tratamento a ser realizado para o seu combate.

O que é o HPV?

HPV tem cura definitiva? Conheça melhor o tratamento

O HPV ou VPH (no inglês) é um tipo de vírus que possui cerca de 200 variações diferentes, sendo que a maioria é benigna. É uma doença contagiosa que tem como maior forma de propagação o contato íntimo sem as devidas precauções como, por exemplo, o uso de preservativos para a realização do sexo ou o contato físico direto entre a pele sadia e a pele lesionada. Além do sexo, o HPV também pode ser transmitido através do parto.

De acordo com levantamentos científicos realizados, alguns tipos de variações (ou mutações) do vírus já são conhecidos como é o caso dos números 1, 2 e 4 que provocam o surgimento das chamadas verrugas plantares e vulgares que infectam o corpo através do contato direto com o sangue; e os de números 6, 16, 18 e 35 que ocasionam o aparecimento de verrugas genitais que rapidamente se proliferam e são responsáveis por estimular o desenvolvimento  do câncer nas regiões do útero, ânus e pênis.

O HPV tem cura?

O HPV tem cura definitiva, mas para isso é necessário contar com o auxilio do sistema imunológico do paciente. Como se sabe, o sistema imunológico é uma espécie de “pelotão de força” que ao perceber o sinal e presença de qualquer elemento estranho no corpo entra em ação para combatê-lo.

Desta forma, é importante que o tratamento seja realizado corretamente para que as verrugas sejam eliminadas e consequentemente o vírus torna-se fraco o suficiente para que o sistema imunológico aja e o expulse do organismo.

Tratamento para o HPV

HPV tem cura definitiva? Conheça melhor o tratamento

Existem dois tipos de tratamentos para o vírus, a saber: por meio de medicamento e através de cirurgia. O primeiro é feito por meio oral como forma de combate as verrugas genitais, vulgares e plantares.

Os medicamentos utilizados são produzidos a base de nitrogênio líquido, substâncias ácidas e pomada para a remoção de verrugas, principalmente aquelas alojadas na região genital que precisam ser tratadas em caráter de urgência. Por outro lado, as verrugas localizadas em áreas como, por exemplo, barriga, braço e costas recebem o tratamento opcional, ou seja, você escolhe se deseja fazer ou não.

Já a cirurgia é indicada para os casos graves, onde se utiliza o laser para se eliminar as verrugas que é bastante eficaz tanto para os homens quanto para as mulheres. Para saber qual é o tratamento mais indicado para o seu caso é recomendável consultar o seu médico e seguir todas as suas orientações.

Espero que este artigo tenha te ajudado. Que tal me ajudar com o seu compartilhamento para que ele chegue ao maior número de pessoas possíveis? Até o próximo post!

 

Author

Write A Comment