Omeprazol GUIA | Bula, indicações e USO na Gravidez

3

Atualmente, uma das doenças que mais afeta os brasileiros é a azia. Dentre as causas, a principal é o estresse seguido por uma alimentação desregulada. A azia nas mulheres também pode ser um sinal de gravidez. Para aliviar esse mal, muitos medicamentos são usados mas neste artigo falaremos exclusivamente de um deles: o omeprazol. Para saber mais sobre omeprazol na gravidez leia até o final.



Uma explicação para este sintoma de azia é muito vasta, mas a principal causa dá-se a respeito das recorrentes alterações hormonais e físicas no corpo da mulher grávida. Além também do resultado do aumento do útero que ocasionalmente pressiona o intestino e estômago, fazendo com que volte o suco gástrico para o esófago.

 

omeprazol na gravidez

Como tomar Omeprazol na Gravidez? Veja bula, indicações, contra-indicações.

Omeprazol Bula

Trata-se de um medicamento produzido por diversos laboratórios, muitas vezes de forma genérica. Sendo que são dispostos ao público em formato de cápsulas gastro-resistentes com dosagens de 10, 20 ou 40 miligramas, sendo em embalagens com 7, 14, 28, 56 ou até mesmo 60 comprimidos.

O omeprazol na gravidez são feito para serem gastro-resistente, pois o mesmo pode sofrer alterações na presença do ácido gástrico. Com essa formulação, o medicamento consegue tamanha eficácia.

Efeitos Colaterais do Omeprazol (Na gravidez e fora)

Embora não apresente efeitos colaterais extremamente fortes e não frequentes, o omeprazol pode ocasionar náuseas, flatulência, diarreia transitória, sonolência, fraqueza, insônia, rash cutâneo, dor muscular, gastroenterite e também vômitos.

Quando o tratamento é feito por um longo período com este tipo de medicação pode haver o aparecimento de cistos glandulares gástricos benignos com intensidade leve e reversíveis após a conclusão ou parada do tratamento.

Indicações do Omeprazol

O omeprazol é um remédio indicado para o tratamento de vários problemas como úlcera duodenal, esofagite de refluxo, úlcera gástrica e síndrome de Zollinger-Ellison.

Com o objetivo de evitar o agravamento do quadro clínico do paciente, o omeprazol também pode ser usado juntamente com antibióticos para cura da úlcera péptica.

Preço do Omeprazol

O omeprazol é um medicamento no qual a venda é apenas realizada sob porte da prescrição médica. Portanto, não vai ser fácil conseguir compra-lo sem nenhum tipo de documento.

Os preços do omeprazol variam muito de acordo com farmácia e fabricante. Existem várias opções de omeprazol: os genéricos e os fabricado pela PharmaCheck, Genfar e EMS.

Está com alguma dúvida sobre omeprazol na gravidez? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucionar seus problemas o mais rápido possível.

Omeprazol na Gravidez – Como tomar? Pode?

A gravidez é um dos momentos únicos na vida feminina, pois trata-se de uma fase de longas descobertas e transformações, além também de um grande amadurecimento. Apesar disto, a gravidez traz consigo também diversos sintomas que incomodam bastante algumas mulheres.

Como disse acima, geralmente às mulheres que tem azia na gravidez tomam um medicamento chamado omeprazol. Embora a medicação na gravidez não seja muito recomendada, este é o que mais faz sucesso entre as mulheres gravidas quando possui aquela sensação de azia e queimação na região da garganta.

omeprazol na gravidez pode? Veja como tomar

Omeprazol na Gravidez pode? Confira no nosso artigo.

O omeprazol pertence a categoria de risco na gravidez de letra C, portanto não deve ser ingerido por mulheres grávidas sem orientação médica, embora não haja estudos que comprovem os riscos de seu uso durante o período de gravidez.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (101 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

3 Comentários

  1. Acineide leal on

    Eu tenho gastrite nervosa e sempre tomo omeprazol pq tenho enjoou e dores no estômago e agora estou grávida de 1 mês e os enjoou alimentaram eu posso continuar usando omeprazol não fará nem um mal ao bebê

    • Olá Acineide, o ideal é conversar com seu médico. Existem outras opções para a gestante. A reeducação alimentar ainda é o melhor caminho. Para os enjoos, geralmente o Dramin B6 é mais recomendado mas é necessário conversar com seu GO.

  2. Mês passado fui diagnosticada com refluxo gástrico e médicos receitou omeprazol de 40mg. Eu disse a ele que estava tentando engravidar e perguntei se não prejudicaria, ele me disse que não. Tb fiz consulta com o ginecologista e ele me disse o mesmo. Será que posso confiar e continuar tomando?

Leave A Reply