Período Fértil → Quando é e Como Calcular? Saiba AQUI

3

O período fértil é um período ou faixa de dias em que a mulher tem mais chances de engravidar. Mas como é possível saber quando se está ou não neste período? Atualmente é possível calcular online o seu período.



A maioria das mulheres utilizam ou já utilizaram do calendário de Período Fértil por dois motivos: porque não querem correr o risco de ficar grávida e este é um período perigoso ou possuem desejo em ser mamãe e este período ideal para concretizar.

Abaixo falaremos sobre isto, porque antes iremos te mostrar como identificar o período fértil por meio de sintomas. Confira abaixo:

  1. Calcule os dias O período fértil ocorre do décimo ao décimo sexto dia do início do seu ciclo, ou seja, você vai contar o dia 1 no primeiro dia que sua menstruação descer, e assim, sucessivamente.
  2. Cheiro forte no corpo Nos dias iniciais do ciclo menstrual, o cérebro feminino irá produzir o FSH que por sua vez, irá causar o amadurecimento dos óvulos. Os últimos passarão a fabricar o estrogênio. Este hormônio é responsável pelo cheiro forte que muitas mulheres relatam sentir no período fértil.
  3. Cólicas de intensidade fraca O estrogênio começará a agir no útero a medida que os óvulos forem amadurecendo. Desta forma, o endométrio que é a parede uterina irá crescer e se tornará apto para que o óvulo seja implementado caso o mesmo seja fecundado. Este fato poderá causar cólicas.
  4. Aumento da Temperatura corpórea Faltando 14 dias para a menstruação descer, parte dos óvulos já se encontrará madura e por este motivo o hormônio LH será lançado no sangue. Dentro de 30 horas começa o processo de ovulação, ou seja, o Período Fértil. O principal sintoma é o aumento da temperatura corporal.
  5. Corrimento “clara de ovo” Assim que a ovulação começa, o organismo feminino passará a lanças os óvulos para as trompas e assim o ovário começará a fabricar a progesterona, que preparará o útero para o recebimento do feto. Nesta fase é possível visualizar o corrimento transparente idêntico a uma clara de ovo.

Caso o óvulo não fecunde, ele se desfaz. Os níveis hormonais cairão juntamente com a parede uterina, ou seja, o endométrio. Isso tudo se transforma em menstruação. Logo após, o processo recomeça.

Período Fértil Irregular

Desde a primeira menstruação até a menopausa a mulher vive a sua vida entre ciclos e períodos que se resumem em três palavras: a TPM, a menstruação e o período fértil. Todos estes três momentos influenciam profundamente a mulher, tanto na sua vida profissional, quanto pessoal.

É muito comum ver as alterações repentinas de humor e estado de espírito que não são compreendidos pelos homens e muito menos por elas mesmas.

Mudanças no corpo durante o período fértil.

Mudanças no corpo durante o período fértil.

O que é o Período Fértil?

Também conhecido como “ovulação” é o momento do mês, geralmente, 14 dias antes da menstruação que dura em torno de 06 dias, em que a mulher está no momento mais propício para engravidar.

Se você quer calcular no calendário o seu período fértil, você deverá verificar o dia que começar a menstruar. Desse modo você deverá marcar os 03 dias antes e os 03 dias depois desta data, ou seja, esses 06 ou 07 dias totais é o seu período fértil.

Para melhor visualização vou te dar um exemplo: Imagine que você observou que sua menstruação “chegou” no dia 20. Os 03 dias anteriores (19, 18 e 17) e os 03 dias posteriores (21,22 e 23). Assim tem-se que seu período fértil começa no dia 17 e termina no dia 23.

Tabelinha do Período Fértil.

Tabelinha do Período Fértil.

Calculadora Online do Período Fértil

Se você quiser poderá também consultar as calculadoras virtuais para saber qual é o seu período fértil, mas para ter um resultado mais preciso, terá que saber qual é o seu ciclo menstrual e ciente de qual é o seu ciclo, basta pesquisar um modelo de calculadora na internet ou procurar por alguma, em algum modelo de aplicativo e preencher os seguintes dados, para se fazer uma consulta:

Informar o dia, o mês e o ano do primeiro dia da última menstruação e qual é o número do seu ciclo (a faixa vai de 28 a 35) e depois clicar em calcular.

Agora se o seu ciclo é irregular, não fique triste, existe outra calculadora específica para o seu caso, o mesmo nome: calculadora do período fértil – ciclo irregular. Este modelo de calculadora que é semelhante a anterior, além de informar o dia, mês e ano do primeiro dia da última menstruação, você deverá informar o dia que corresponde a duração do ciclo curto, o dia para a duração do ciclo longo e logo após clicar em calcular.

Em ambos os modelos, o resultado aparecerá em janela, cujas datas prováveis do seu período fértil estarão demarcadas em cor vermelha!

Sintomas do Período Fértil

Como havia dito antes, a mulher passa por diferenças, alterações nos seus ciclos. No período fértil destacou-se:

  • Surgimento de secreção: um pouco elástica e seu odor forte. A função da secreção é facilitar a chegada ao óvulo pelos espermatozoides.
  • Aumento da libido: A mulher sente mais vontade de fazer sexo, há maior liberação de ferormônio e ela está mais sensível.
  • Aumento da temperatura basal: O aumento poderá chegar a meio grau. Através de um termômetro você pode medir desde o primeiro dia da sua menstruação isto é um sinal de que você esta em período fértil.

Período Fértil para Engravidar

É bom ressaltar que o período fértil é o momento mensal de maior probabilidade de se engravidar, porém existem outros momentos em que há chances de se engravidar, mas em menor grau. Até o próximo mês, ops! Artigo.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.985 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

3 Comentários

  1. Olá meu nome e karinny, eu e meu noivo tivemos relacao sexual ontem e hoje, mais hoje e o meu dia mais forte do meu perildo, entao ele gozou dentro, ah quantos por cento de chande de eu engravidar?abraços.

Leave A Reply