Período normal no Ciclo Menstrual: Saiba como Identificar

0


A mulher como todo mundo sabe é diferente do homem, tanto em aspectos fisiológicos, como emocionais. Da infância para a vida adulta o seu corpo sofre diversas modificações que lhe afetam diretamente em suas atividades. Por outro lado ela mesma é dotada de grande sensibilidade e capacidade de ver as pessoas e o mundo de uma forma muito peculiar através dos olhos da alma.

  • Como definir o período normal?

Depende da forma pela qual se compreende a extensão do assunto. As etapas ou ciclos da vida da mulher são específicos e por ora únicos.

  • Em que consiste o período normal?

Na existência e acontecimentos de características essenciais como a menstruação, a TPM, ovulação e monopausa.

  • Périodo Normal e Ciclo Menstrual – Entenda:

É o período que compreende a faixa etária entre os 10 e 50 anos de idade aproximadamente, onde a mulher libera a cada mês um fluxo sanguíneo com partes do tecido uterino (endométrio) que não foi fecundado para a gravidez. Desta forma o fluxo é liberado pela vagina durante um período de 3 a 6 dias aproximadamente.

Período normal

Como os músculos do útero se contraem para eliminar a menstruação é comum e ao mesmo tempo uma das características mais marcantes do período: a ocorrência de cólicas cuja intensidade pode variar para cada mulher e período.

  • TPM (tensão pré-menstrual):

É o período que antecede a menstruação e que provoca diversas reações emocionais e comportamentais na mulher cuja sensibilidade à deixa com os sentimentos a “flor da pele”. São comuns as reações de melancolia, irritação, ansiedade e choros compulsivos sem razoes aparentes. Este período de turbilhão de sentimentos cessa com a chegada a menstruação.

  • Ovulação (período fértil):

    Período normal

É o momento em que a mulher se encontra mais propensa a engravidar. Este período ocorre geralmente no 14º dia que antecede a menstruação e permanece por 06 dias em média. Neste momento o óvulo (que já está maduro) sai do ovário e caminha em direção ao útero por meio das trompas de falópio e se durante uma relação sexual o espermatozoide adentrar o interior da vagina irá de encontro ao óvulo para fecunda-lo e dar início a gestação.

Durante este período é comum à mulher sentir um aumento da libido e desejar praticar mais sexo do que em outros momentos, alem de liberar uma secreção pela vagina, cujo muco é vistoso e o leve cheiro desperta a libido também em seu parceiro.

  • Menopausa:

É o momento ou fechamento do ciclo fértil da mulher e que é visto como a preparação para a velhice onde não será mais possível gerar filhos, este período acontece por volta dos 55 a 60 anos de idade em média.

É comum as mulheres neste período de suas vidas reclamarem de alguns sintomas como ondas de calor (principalmente na cabeça), suores noturnos (tanto quente, quanto frio), problemas de sono (interrupções devido aos suores), secura vaginal (poderá sentir dor durante o ato sexual) e alterações de humor.

  • Considerações finais:

Como você pôde perceber a mulher tem o seu desenvolvimento baseado em ciclos, os quais possuem características únicas, entretanto, muitos homens dizem que é praticamente impossível compreender as reações das mulheres, porque eles desconhecem essas alterações profundas que até mesmo as mulheres, embora sintam, também possuem dificuldades de compreender. Para toda e qualquer situação é sempre bom relevar a situação.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply