Sintomas de GRAVIDEZ: Saiba se VOCÊ está GRÁVIDA!!!

39


Será que estou grávida? – Esta é uma pergunta feita por muitas mulheres que suspeitam de uma gestação. Para esclarecer qualquer dúvida, é fundamental prestar atenção nos primeiros sintomas de gravidez e confirmar o estado através de um teste que mede o nível do hormônio Beta HCG.

Os primeiros sintomas de gravidez começam a se manifestar logo nas primeiras semanas após a fecundação. Estes sinais se tornam perceptíveis porque o corpo feminino passa por uma série de transformações hormonais.

Nesse texto, vamos conhecer os primeiros sintomas de gravidez, para que as mulheres possam saber quando estão grávidas e se preparam para essa ocasião.

Primeiros Sintomas de Gravidez

Nas primeiras semanas, alguns sintomas de gravidez podem passar despercebidos porque em sua maioria são muito sutis. Eles envolvem tanto a parte física como emocional da mulher, afetando os hormônios por exemplo, por isso, prestar atenção nas alterações do corpo e do comportamento pode ser fundamental para detectar uma possível gravidez.

Os primeiros sintomas da gravidez são responsáveis por alertar a futura mamãe sobre o seu estado. Eles são desencadeados por uma série de mudanças que acontecem no organismo feminino, a partir do momento em que o óvulo fecundado é implantado no útero.

Os sintomas iniciais da gravidez aparecem três semanas depois da fecundação. Algumas mulheres, no entanto, já percebem os sinais de gravidez a partir do sexto dia após a concepção.

Associar os sintomas típicos é uma forma descobrir a gravidez. No entanto, a mulher deve fazer um teste de farmácia ou exame de sangue para saber se realmente está grávida. Se for comprovado que sim, ela deve procurar um médico e dar início ao pré-natal. Confira a seguir os primeiros sintomas de gravidez e informações sobre cada um deles

sintomas de gravidez

Como Saber se Estou Grávida? – Atraso menstrual

O atraso menstrual é o sintoma mais conhecido de gravidez. No entanto, cerca de 1/3 das grávidas apresentam pequenos sangramentos que podem ser confundidos com menstruação.

Independente do ciclo menstrual da mulher, é importante observar os atrasos pois além de uma possível gravidez, eles também podem alertar para algumas doenças como por exemplo a formação de miomas.

Até mesmo as garotas de treze anos sabem o que um atraso na menstruação pode significar. No caso delas, provavelmente são apenas os hormônios se ajeitando ou uma fase de stress.

Para quem já tem acima dos 20 e possui um ciclo estabilizado, um atraso na menstruação pode ser um sinal claro de que você possa estar grávida.

Um outro aspecto que pode indicar uma possível gravidez é a variação brusca de humor. Caso você sinta que está em um momento feliz e instantes depois se encontra irritada, pode ser papel dos hormônios agindo no seu corpo, se preparando para gerar uma criança.

Sangramento escuro é um dos primeiros sinais de gravidez

Se a mulher apresentar um leve sangramento escuro, significa que o óvulo fecundado foi implantado no útero. Isso acontece porque a fixação do embrião rompe alguns vasinhos e desencadeia a liberação de sangue. Este sintoma é, muitas vezes, confundido com menstruação.

Primeiros Sintomas de Gravidez – Dores nas mamas

Os seios são uma das regiões mais sensíveis da mulher, por isso, qualquer pequena alteração pode ser bem brusca. No início da gravidez, as dores nos seios costumam ser bem comuns e essa é uma ótima pista do que poder estar por vir.

Os seios costumam ficar mais sensíveis nas primeiras semanas de gestação. Isto ocorre porque as glândulas mamárias já começam a se preparar para a amamentação. Essa sensibilidade ocasiona inchaços e muitas vezes dores na região mamária.

Outros dois sintomas bem comuns de início da gravidez é o cansaço e a fadiga, já que eles podem estar trabalhando com os hormônios, alterando o seu sono e a sua disposição.

Confira abaixo os 13 principais sintomas de gravidez.

Dor e inchaço nos seios pode ser um forte indicativo de gravidez.

Dor e inchaço nos seios pode ser um forte indicativo de gravidez.

Confira outros 13 Primeiros Sintomas de Gravidez

  • Cólicas ou desconfortos abdominais

Muitas mulheres sofrem com cólicas e dores abdominais, mas, quando a frequência desses transtornos aumenta, assim como a dor que esses problemas causam, é preciso ficar atenta, pois, isso pode ser um sinal de gravidez.

No início da gravidez, a mulher sente um desconforto abdominal que pode ser confundido facilmente com cólica menstrual. Este sintoma se manifesta porque o fluxo de sangue na região pélvica aumenta para preservar o embrião. Este é mais um dos primeiros sintomas que podem apontar uma possível gravidez.

  • Incômodo com os cheiros fortes

A maioria das grávidas sente aversão por cheiros fortes. Em alguns casos, elas chegam a vomitar.

  • Alterações de humor

Logo nas primeiras semanas de gravidez, a mulher se revela mais sensível do que o normal. Ela pode se emocionar facilmente com qualquer situação. Apesar de algumas confundirem com os sintomas da TPM, essas alterações emocionais também pode significar uma nova gravidez.

  • Aréolas mais escuras
As aréolas dos seios escurecem por causa dos hormônios que atuam sobre as glândulas mamárias e também aumentam o fluxo de sangue nesta área.
  • Corrimento rosa

O corrimento cor-de-rosa é um sintoma característico do começo da gravidez. Ele nada mais é do que um vestígio de sangue causado pelo deslocamento do óvulo fecundado até o útero.

  • Abdômen inchado

As alterações pélvicas que acontecem no início da gravidez desencadeiam o inchaço abdominal. No entanto, algumas mulheres nem chegam a perceber este sintoma nas primeiras semanas de gestação.

  • Cravos e espinhas

Outro sintoma pode ser observado através da observação da pele. A mulher pode notar um aumento da oleosidade da pele logo nas primeiras semanas de gravidez. O rosto mais oleoso aumenta a quantidade de cravos e espinhas.

  • Cansaço

Quando a mulher engravida, ela começa a se sentir muito cansada logo nas primeiras semanas de gestação. Isso acontece porque o seu sangue fica mais fluído e menos viscoso.

Além dos sintomas apresentados acima, o corpo também pode ter outras reações associadas ao início da gravidez, como dor lombar, dor de cabeça, aumento dos gases, constipação intestinal, náuseas, sonolência, vômitos e tonturas.

Se está observando alguns desses sintomas de gravidez, é aconselhável realizar um teste de farmácia a princípio e dependendo do resultado, um BETA.

  • Dor abdominal

A mulher pode sentir dores abdominais nas primeiras semanas de gravidez. Este desconforto prevalece na parte inferior do abdômen e se parece muito com as cólicas menstruais.

  • Constipação intestinal

O nível elevado de progesterona no organismo da mulher grávida faz com que os tecidos do corpo fiquem mais frouxos, facilitando assim a expansão do útero. Este efeito prejudica o funcionamento do intestino, já que reduz a capacidade de contração. O resultado de um trânsito intestinal irregular é a prisão de ventre.

  • Enjoo matinal e náuseas

Esse é um outro ponto clássico para perceber se alguém está grávida, os enjoos constantes, principalmente no horário matinal, são um ótimo indicativo de gravidez.

Com a produção elevada de hormônio Beta HCG, a mulher pode sentir vontade de vomitar. Além das náuseas, também é comum sofrer com enjoos, principalmente nas primeiras horas da manhã.

  • Sonolência

A sonolência é um sinal típico da gravidez. A mulher passa a sentir mais cansaço e sono excessivo por causa das alterações hormonais.

  • Alteração no olfato e paladar

As mudanças hormonais causam a perversão olfativa e gustativa. As mulheres com este sintoma sentem vontade de comer coisas ou passam a não tolerar um determinado cheiro.

Período Fértil e Sintomas de Gravidez

Muitas vezes o s sintomas de gravidez são facilmente confundidos com os apresentados pelas mulheres no período fértil.

Isso ocorre em virtude das fortes alterações hormonais ocorridas na época da ovulação, onde o organismo se prepara para a fecundação.

Para checar os sintomas do período fértil e conferir as diferenças entre ele e a gravidez, clique aqui e confira nosso artigo.

Fique Atenta! Endometriose e Gravidez

As mulheres que sofrem de endometriose, muitas vezes possuem dificuldade em engravidar. Hoje, a endometriose é a principal causa da infertilidade feminina.

O tratamento da patologia deve ser feito antes de engravidar. A fertilização in vitro costuma ser uma forte aliada das mulheres que desejam ser mães mas sofrem da doença.

Comentários

comentários

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (67 votes, average: 4,45 out of 5)
Loading...

39 Comments

  1. Pingback: Posso tomar dipirona durante a gravidez? Conheça os Riscos

  2. Pingback: TESTES CASEIROS DE GRAVIDEZ (7 Testes 100% GRÁTIS)

  3. Pingback: Teste de Gravidez Positivo? Tudo Sobre o Teste Beta - Portal Bebês - O Maior Portal sobre Gravidez e Bebês da Web

  4. Pingback: Como EMAGRECER após a Gravidez - Veja o SEGREDO!!!

  5. Pingback: primeiros Sintomas De Gravidez E Exames | Home Mom

  6. Pingback: primeiros Sintomas De Gravidez E Exames | Honorable Mentions

  7. Gostaria de saber se, além de gravidez, o corrimento rosado pode ser sintoma de mais alguma coisa. Pois em todos os sites que procuro, só aparece que pode ser gravidez, maa pode ser mais alguma coisa ?

  8. Tenho 49anos tenho simtomas de gravidez mas fiz 4testes e sao negatives mas as minhas outras gravidezes tambem derao sempre negatives pot isso tive 2perdas agora nao dei o que fazer acho and vou ficar maluca

  9. Oi meu nome é joyce no meu caso eu estou com sangramento bem escuro muita cólica e dor de cabeça e muita sonolência, cansada ainda não fiz teste mais será q estou grávida por favor me ajudem?

  10. Ou meu nome é Talita estou com um sangramento pouco e nos começo veio Rosinha e agora é marrom e estou com uma dorzinha d colica e estou com cansaço e muito sonolenta sera que estou gravida me ajudem meninas estou muito ansiosa obrigada

  11. Oie, Minha Menstruaçao esta Atrasada, 1Mes e 3 Dias , E estou Sentindo Muito Azia, e dores forte no estômago , uma queimaçao no estômago. e parece q tem algo na garganta qe da até vontade de vômitar .. sinto enjoo todo dia, dor de cabeça, Fome incontrolável. não fiz ainda nenhum teste, mais quero q alguém me ajude.. pq essa queimaçao e dor no estômago só passa quando eu vômito … alguém me responda pfv obg bjs

  12. Dulce Fernandes on

    oi,eu sou a dulce a minha mestruacao desceu no dia 18 de março e termino no dia 24 tive relacoes sem proteção no dia 2 de abril o meu nanorado ejaculo dentro por duas vezes sera que estou gravida?

  13. Olá, minha menstruação está atrasada a 6 dias e vou fazer o exame de sangue para confirmar, estou muito anciosa, assim que confirmar a gravidez, passo aqui para comentar novamente, obrigada.

  14. Tenho 22 anos e auero saber si Uma mulher gravida sente muita fome..e quantos mais come ..é que da vontade .

  15. ola ! tenho 22 anos , tive relação semana passada sem proteção 2x e tomei a pilula do dia seguinte as duas vezes ! agora de ontem pra hoje esta descendo um corrimento rosado , fiz um teste e não deu nada , ! por favor me ajudem , não posso ter outro filho , tive uma gestação complicada de risco !

  16. Uma duvida: Quando uma mulher faz uso de anti concepcional a mais de 4 anos e por descuido acaba tomando no horário errado ou até mesmo esquece de tomar um dia e acaba tomando no dia seguinte,em fim essa mulher corre grande risco de se engravidar ?

  17. Boa tarde eu sou a mel tenho 23 anos tomava enjeção para não engravida a 3 anos tenho um menino de 1 ano e 10 mês agora tem 5 mês que eu parei de tomar a injeção só que ate agora não desceu pra mim
    Ando sentindo muita dor de cabeça ânsia de vomito e meu humor mudou mudou muito sinto dor na costa OK sera OK é

  18. Olá ei tomei a injeção deproprovera durante 5 anos tenho uma filha de 5 anos .
    Agora parei de tomar faz 5 meses minha mestruacao ainda não desceu semana passada veio so uma borra preta e mais nada achei que ia mestruar e nada . sinto dores nos seios e minha barriga ta inchada (grande)
    Quero saber será que tem chance de eu estar gravida??
    Por favor me respondam

    • Eu também tomava o depoprovera aí quando parei passei 6 meses sem menstruar. Só voltei a menstruar porque tomei 3 compromidos de um anti concepcional aí ela voltou… Essa borra preta provavelmente deve ser o resto da sua “menstruação”. Seu útero ainda vai demorar pra ficar limpinho.. Acho que não eh gravidez.

  19. Olá tenho 25 anos e tomei a injeção deproprovera durante 5 anos tenho uma filha de 5 anos .
    Agora parei de tomar faz 5 meses minha mestruacao ainda não desceu semana passada veio so uma borra preta e mais nada achei que ia mestruar e nada . sinto dores nos seios e minha barriga ta inchada (grande)
    Quero saber será que tem chance de eu estar gravida??
    Por favor me respondam

    • O ideal é você fazer um exame de sangue. Por conta dos hormônios, pode acontecer da menstruação não vir mesmo.

  20. Fazer sexo e uma semana depois menstruar normalmente (como todos os meses, o mesmo tempo, jeito, vir bastante)… posso estar gravida ou não?

  21. Parei o anticoncepcional na metade no dia 23/06/16 para pode negravidar ae desceu pra mim só um dia que foi no dia 27/06 so q tava bem pouco quase nada e so tava sujando o papel e tá cm sangue bem clarinho e no mesmo dia parou ae no dia que foi 28/06 Tava tipo castanho e depois parou minha menstruação já tinha vindo nesse mês pode ser gravidez?e até agora hoje minha menstruação não veio nesse mês de julho ….. Responde por favor

  22. Olá Jessica , eu tbm tomei a deproprovera e passei 1 ano sem menstruar e sentia sintomas de gravidez na época cheguei a fazer beta hcg algumas vez. É assim mesmo.

  23. Fiz relação sexual com proteção, só que ela falhou, tomei a pilula de dose única 1,5 MG antes de completar 24 horas.
    Só que não desceu nenhum sangramento depois, só senti enjôos e cólica. Já faz duas semanas que tomei a pilula, só que ainda estou sentindo cólicas, isso é normal? O que pode está acontecendo ?
    Obs: hoje desceu um corrimento meio marrom

  24. Betty da laissa on

    Ola eu sou Betty,os meus mamilos doem bastante principalmente quando me exponho só frio.será que é desta vez ?

  25. Gente to com uma dúvida, eu menstruei dia 20/07/16 quando foi dia 01/08/16 desceu bastante sangue coagulado mas só por um dia, dia 08/08/16 minha calcinha tava toda manchada como borra de café. Alguém me explica isso?

  26. ELISETE NUNES DA SILVA on

    Sinto enjôo, tontura e azia constantes, ah uma semana…a dois dias desconforto abdominal, como se fosse cólica, mas nada de menstruar, será que estou grávida? É possível descobrir só com dois dias de atraso? Já estou com 41 anos e nunca fui mãe

  27. Jessica Soares on

    Eu ne tinha parado pra pensar se podia estar grávida. Tudo começou com algumas dores nos seios, minha menstruação é irregular, mas já vinha certinha por 3 meses, na data certa. Aí a “bonita” não apareceu mais. Aproveitei pra treinar bastante no meu período fértil. Comecei a ter vertigens, muita tontura. Tomei nojo de arroz e macarrão. Estou bipolar… tenho muitas cólicas, como se fosse menstruar, mas nem sinal da “bonita” e vivo cansada. Há mais ou menos 1 semana apareceu um linha escura vertical na minha barriga. Pelas contas estaria com 8 semanas. Amanhã vou comprar o teste de gravidez!!!

  28. fez 7 meses agora dia 13 que nao tomei injecao para tentar engravidar direito estou fazendo e tals , quanto tempo vai leva pra mim engravida ?

  29. Olá, dias 1, 2 e 3 de agosto tive relações, todas desprotegidas e deixando dentro, não estava usando nenhum tipo de contraceptivo. Então do dia 5 à 9 tomei anticoncepcional ( o resto da cartela do mês anterior) eis que dia 11 sinto algumas cólicas e quando fui ver, minha menstruação estava estranha, meio marrom como morre de café e em quantidade mínima. Como já havia lido muito sobre o assunto desconfiei que podia ser a nidação. Mas como já tinha desconfiado outras vezes não me alertei, só que das outras vezes passando 2 dias o fluxo vinha normalmente, ja agora durante 4/5 dias nada mudou, o sangramento continuava marron e cada vez mais reduzido. Sinto umas cólicas bem chatinhas e um inchaço abdominal. Corre o risco de ser gravidez, ou é só uma irregularidade? Obrigada.

  30. Tenho 27 anos e já tenho um filho.minha menstruação está atrasada desde do começo do mês meu filho tem 2anos e ainda mama no peito.notei que meu leite fico salgado e estou desesperada pq sofri mto no parto .por favor me ajudem será que estou gravida?

  31. Boa Tarde,meu nome é Lais tenho 24 anos e sempre tive a M desrregulada.Em março parei de tomar o AC e comecei a tomar acido folico tomei uns dois meses e parei tbm.Mes passado minha M veio 3 dias oq foi muito estranho pq sempre dura mais dias ela veio dia 15.Esse mes ela nao desceu ate hj e a uns quinze dias eu vinha sentindo umas colicas sempre penso q ela vai descer mais n desce,o bico do meu peito tbm ta muito dolorido sera que posso estar gravida.Me ajudem por favor

Leave A Reply