1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Existem muitas dúvidas e incertezas com relação ao mioma uterino. As especulações são muitas a respeito do assunto, tanto que deixa a maioria das mulheres em dúvida sobre o que ele realmente causa. A dúvida mais comum é: quem tem mioma pode engravidar? Se você também tem essa dúvida, fique conosco e leia o artigo até o final.

mioma e gravidez


O que é o Mioma uterino?

O mioma uterino nada mais é do que um tumor que nasce e se desenvolve no tecido do útero e, na maioria das mulheres não proporciona grandes transtornos. O nódulo, conhecido como mioma aparece por conta de uma disfunção hormonal que ocorre no organismo feminino, essa disfunção acontece com progesterona e estrógeno.

mioma e gravidez


Sintomas do Mioma Uterino

Os sintomas do mioma uterino geralmente são os mesmos em todas as mulheres que apresentam o problema, como:

  • Fluxo sanguíneo alterado podendo ter coágulos durante a menstruação;
  • Dores ao manter relação sexual;
  • Desconforto na região pélvica;
  • Dificuldade de esvaziar a bexiga por completo quando está urinando;
  • Sensação de peso no baixo-ventre;
 Porém não é preciso entrar em pânico, pois os miomas benignos nascem benignos e morrem benignos. 

exame de mioma


 

Mioma pode impedir a gravidez?

O MIOMA UTERINO pode sim trazer mais dificuldades para as mulheres engravidarem, mas veja bem, ele não impede que a mulher possa engravidar.

Existem miomas que podem trazer transtornos na fecundação, outros podem provocar aborto de forma espontânea. O tumor submucoso é o responsável por provocar o aborto espontâneo, pois ele se forma na cavidade interna do útero.

O mioma intramural é aquele cuja localização é na parede do útero, esse pode até modificar o formato do útero e deixar a mulher infértil. Quando ele alcança a cavidade do útero é chamado de mioma transmural.

Os miomas subseroso e pediculado raramente interferem na fertilidade feminina. Não importa o tipo de mioma, pois eles interferem na fecundação entre 5% e 10%, isso significa que a maioria dos casos não interfere na gravidez.

laparoscopia e gravidez


Tratamentos para o Mioma – Como Tratar?

O tratamento do mioma pode variar de acordo com cada mulher, pode ser tratado a base de ingestão de vitaminas e ferro para nutrir o organismo que obteve perdas com o excesso de sangramento, com anticoncepcionais que servem para dar equilíbrio hormonal e através do procedimento cirúrgico para a retirada do mesmo. Portanto você pode ficar tranquila com relação às suas dúvidas, pois você pode engravidar sim se tiver um mioma.

Porém é muito importante procurar um médico para que ele possa diagnosticar o seu problema e receitar o tratamento correto.

Avanços Médicos
Vale informar que hoje em dia, as técnicas de retirada do mioma, são muito modernas e são realizadas através de vídeo, pelo procedimento de laparoscopia, que nada mais é do que três ou quatro pequenas incisões no abdômen. Esse procedimento faz com que a recuperação seja muito mais rápida, pois a paciente fica internada apenas 24 horas, depois pode ir para casa.

Portanto, se você tiver mioma, não entre em pânico, não de atenção aos disque me disque, pois a solução para os problemas são mais modernas e com excelentes resultados.

Espero que tenha gostado da matéria. Deixe seu comentário, para nós ele é fundamental.

Author

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Portal Bebês.

Write A Comment