Relactação Funciona? – O que é? Como fazer?

0

Você já ouviu falar sobre Relactação? É uma técnica ou método recomendada as mães para aumentar a quantidade de leite artificial pelo bebe que está próximo do peito da mãe pronto para mamar só que por meio de uma sonda.



relactacao o que e

Esse procedimento tem como intuito auxiliar a mãe a produzir novamente o seu leite. Em muitos outros casos é utilizada para aumentar e manter um vínculo maior e melhor entre a mãe e o filho, em especial, os prematuros.
Se não houver uma sonda ou o bebê não aceitá-la pode substituir por um pequeno copo, seringa ou mesmo uma mamadeira. O ideal é contar com um kit de relactação que oferece todo o material pronto e preparado.

Relactação funciona mesmo?

O pediatra poderá indicar para os casos em que o bebe nasceu de forma prematura e que precisou ficar internado por um determinado tempo. Também é indicado para as mães que produzem pouco leite ou não possuem disponíveis em seu organismo.

Todavia, é importante ressaltar que essa técnica traz resultados a partir de duas semanas de realização correta. Mesmo que a produção do leite comece a aumentar a mãe não deve oferecer a mamadeira ao bebê, mas sim, aos poucos restringir o leite por meio da sonda.

Como fazer a relactação?

relactacao bebes

Para realizar esse procedimento você devera fazer o seguinte:

  1. Ter uma mamadeira;
  2. Comprar uma sonda de numeração 4 ou 6, que é facilmente encontrada em lojas que comercializam produtos e equipamentos médico-hospitalar. Procure comprar varias quantidades desse item para poder descartar com mais praticidade;
  3. Colocar o leite artificial na mamadeira (ou se preferir a seringa ou copinho);
  4. Coloque uma ponta da sonda no bico da mamadeira ou adapte a seringa;
  5. Coloque a outra ponta da sonda bem perto do mamilo e fixe com uma fita adesiva;
  6. Por fim, coloque o bebê no colo para fazer a amamentação.

    É importante observar que o vasilhame utilizado para armazenar o leite deve estar acima da mama e nunca no seu colo. Deste modo, o leite descerá fácil e rapidamente pela sonda.

Em quanto tempo posso fazer a relactação?

A Relactação pode se estender e ser feita por mãe adotiva.

Os bons resultados que possam surgir daí demonstram que, possivelmente devido à função hormonal, pode submeter o bebê a essa técnica mesmo que ele já tenha deixado de mamar no peito por algum bom tempo.

É importante salientar que para se ter maiores resultados a mãe, durante o processo, mesmo que ela use a mamadeira para o armazenamento do leite não deve utiliza-la para amamentar diretamente a criança. Se assim o fizer o bebê poderá preferir mamar pelo objeto a através do seio da mãe.

Relactação com Sonda

Disse anteriormente que não se deve deixar a mamadeira no colo, mas acima do peito para que o leite flua melhor pela sonda. Contudo, você poderá deixa-la um pouco abaixo do nível da boca da criança par que ele force a sucção do leite e assim se acostume com um fluxo menor ou mais lento do leite ao sair do peito.

relactacao
Durante a realização do procedimento aproveite e aperte, de vez em quando, a sonda com sua unha para interromper brevemente o fluxo do leite. É uma forma de testar a reação do bebê e verificar se ele está acordado ou prestes a dormir.

Não ofereça ao bebê chupetas, alem de não auxiliarem neste processo podem causar má formação da arcada dentaria.

Procure tirar sonecas com o seu bebê par que assim possam afinar o vinculo entre vocês e que lhe trará maiores benefícios no processo de relactação. E quando menos imaginar, você não precisara mais recorrer a este método. Estou torcendo por você. Que tal deixar o seu comentário abaixo?

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (157 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply

loading...