Tampão Mucoso – O que é? Como funciona a saída? Saiba TUDO aqui!

0

Se você não conhece esse termo, poderá encontrar também como rolhão mucoso (o que é mais estranho), mas que é fácil e simples de entender. Trata-se de uma espécie de corrimento espesso e ao mesmo tempo esbranquiçado que é expelido pela gestante ate duas semanas que antecedem o parto, ou seja, é um dos sinais que o momento mais esperado possa estar finalmente se aproximando.



Nos próximos parágrafos irei te mostrar com mais detalhes como ele é e quais são os detalhes que você precisa saber sobre o assunto. Continue comigo até o final do artigo.

Como adiantei é um corrimento, cuja cor e consistência pode variar para cada mulher. Geralmente a sua cor é na tonalidade vermelha, marrom ou rosada e pode vir acompanhada de sangue como resultado das alterações que ocorrem no interior do útero.

Saída do tampão mucoso - O que é?

Se ele serve de sinal a grávida que o momento do parto se aproxima, ela deve ficar atenta às semanas que antecedem o período esperado e observar as alterações que possa sentir.

  • O que se deve fazer quando o tampão mucoso sair?

Não precisa entrar em pânico achando que o bebê nascerá imediatamente uma vez que o sinal aponta a proximidade e o parto vai ser realizado após umas duas semanas aproximadamente. Se houver alguma presença de sangramento não se preocupe é uma ocorrência natural.

  • O que fazer após a saída do tampão mucoso

Após a saída do tampão mucoso é recomendado que a grávida fique atenta a outros sinais de trabalho de parto, como a possibilidade de rompimento da bolsa de água ou contrações frequentes e regulares, por exemplo, uma vez que, por si só, a saída do tampão mucoso não indica o nascimento do bebê.

O tampão mucoso é incolor e sua consistência lembra de perto a de uma clara de ovo ou catarro. Podem ser expelidas pequenas partes e com certa frequência (até mesmo durante dias) ou sair mais e maior em poucas vezes, isso dependerá de cada mulher.

Como o Tampão mucoso é um tipo de vedação que tem como objetivo proteger o útero isolando-o de qualquer acesso de objetos estranhos, inclusive vírus e bactérias, a sua saída na calcinha da gestante representa que o colo do útero começou a entrar em processo de dilatação e para isso, ele aproveita para te “avisar” que logo virão as contrações naturais do processo que antecede o parto.

Se você perceber a saída do tampão mucoso o ideal é avisar o seu médico para que ele te oriente e ao mesmo tempo comece a se preparar para cuidar de você no momento em que começará a ganhar a criança.

  • Principais dúvidas sobre tampão mucoso

Ele continua sendo produzido mesmo que você entre em trabalho de parto para lubrificar e proteger o colo e sua dilatação de possíveis ações bactericidas que possam se realizar.

Se verificar uma diferença de consistência ou só a ocorrência de sangramento deve comunicar imediatamente o fato para o seu médico, pois pode ser sinal de um descolamento prematuro da placenta e, se for, precisará ser submetida a uma cesárea.

O tampão mucoso não é o liquido amniótico, pois este último possui características físicas diferentes (tem cheiro e coloração semelhante a da urina) e quando o liquido sai é porque a bolsa rompeu e você precisará ser submetida ao ato cirúrgico imediatamente.

  • Saiba que…

O Tampão mucoso é um dos melhores sinais de preparação para o parto, pois ele diferente da perda do liquido amniótico dá “um prazo” para a gestante e a equipe médica e por isso não precisa se preocupar afinal o tampão mucoso representa um termômetro que indica as modificações do colo do útero e te informar que o mesmo está se afinando ou dilatando. Por isso preste atenção aos seus sinais.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply