Tosse na Gravidez faz mal? Como tratar? – Saiba TUDO Aqui!

0

A tosse na gravidez, por incrível que pareça, é um incomodo que pode ocorrer normalmente durante a gestação onde a mulher se encontra mais vulnerável devido às alterações hormonais que sofre com certa frequência.



É claro que por mais que uma tosse possa não apresentar indícios de problemas maiores, há uma preocupação se a mesma pode prejudicar o bebê que também é frágil. Porém a tosse na gravidez não prejudica o bebê, só acomete mesmo a mão que fica mais exposta.

A mamãe pode evitar tomando alguns cuidados básicos e simples como se verá ao longo deste artigo.

Tosse na Gravidez: Como Tratar?

Tosse na Gravidez

Geralmente provocada por gripe ou resfriados é importante que a gestante não se exponha a riscos. Para isso deve evitar ficar muito tempo em lugares fechados e com muitas pessoas para que não haja possíveis transmissões de vírus e bactérias.

  1. Beba sempre bastante água para hidratar o organismo e limpá-lo;
  2. Crie o hábito de consumir o maior número e variedade de frutas, verduras e legumes que possuem forte ação oxidante e aumentam a imunidade do corpo;
  3. Procure diminuir e controlar o estresse, ansiedade e agitação e não abrir mão do descanso;

Se tiver problema de refluxo, atente-se a possibilidade do aumento de compressão do estômago principalmente na ultima fase da gravidez que pode ocasionar a tosse seca;
Se possuir alergias, problema de asma ou faz uso do tabagismo que são verdadeiros estimulantes.

Tipos de tosse na gravidez: Alérgica

Tosse na Gravidez

São conhecidas dois tipos: a chamada produtiva e  a não-produtiva. A primeira acontece quando o organismo busca expulsar o muco ou secreções acumuladas devido à inflamação das vias áreas. Este tipo de tosse é de comum de ocorrer quando o organismo passa a se recuperar de um resfriado ou gripe.

Já na tosse há uma irritação nas vias respiratórias e o muco continua preso nelas. Este tipo de tosse é comum em casos de asma, rinite e em alergias.

Tosse na Gravidez faz mal?

Mesmo que existam vários medicamentos adequados e eficazes no combate da tosse, a gestante não deve tomar, exceto se for prescrito pelo seu próprio medico. Ainda que a tosse não prejudique o bebê, os medicamentos poderão agir de forma negativa para ele. Tome cuidado e evite ao máximo principalmente no inicio da gravidez, cuja ação dos medicamentos poderá afetar o feto.

Caso você se sinta bastante irritada com as tosses constantes poderá fazer a inalação com o uso de soro fisiológico e mais um chá de mel com limão que acalmam e relaxam as vias respiratórias. Poderá também optar por receitas naturais que possuem efeitos medicinais com os chás e/ou xaropes. Os melhores remédios contam com cebola, mel e agrião.

Outro produto que possui ação expectorante e anti-inflamatória é o Gengibre também muito utilizado para o tratamento de gripe já que ele auxilia a expelir a expulsão do catarro. A laranja que é rica em vitamina c e auxilia no combate as infecções e defesas do organismo.

  • Considerações Finais

A tosse é um tipo de espasmo que contrai os músculos do corpo. Agora se ela é seca, forte e ocorre com frequência poderá, portanto aumentar um pouco a parede do útero e provocar cólica isso sem contar na suspensão momentânea de fornecimento de sangue ao bebê.  Nestes casos é bom recorrer ao auxílio médico para ter uma recomendação segura.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (53 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply

loading...