Toxoplasmose na GRAVIDEZ – Dignóstico, contaminação e tratamento

0

A TOXOPLASMOSE é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma Gondii. Geralmente assintomática, muitas pessoas já tiveram a doença e nem ao menos perceberam, e muitos dos que tiveram acabaram pensando que tinham uma simples gripe, graças à similaridade dos sintomas.



Entretanto, a doença pode acarretar diversas consequências se a contaminação acontecer durante a gravidez.

Contágio da Toxoplasmose na Gravidez – Contaminação

Como dito, a toxoplasmose é uma doença causada por um parasita. Logo, a contaminação se dá quando a paciente se ingere os ovos do verme.

Geralmente isso se dá quando a grávida come carnes ou vegetais contaminados, mas o contágio também pode acontecer ao beber líquidos contaminados.

A detecção é feita por exames de sangue. E, geralmente, esse exame será feito logo no início do pré-natal.

Entenda como ocorre o processo de contaminação da Toxoplasmose e veja os danos causados por ela durante a Gravidez.

Contaminação por GATOS

De fato, os gatos são os hospedeiros do parasita que causa a toxoplasmose. Mas se você tem gatos e está grávida, não é necessário se livrar dos animais de estimação. Entretanto, será importante aumentar o seu controle de higiene.

  • Nunca limpe pessoalmente a caixa de areia do gato. É por meio das fezes do animal que o parasita se dispersa. Logo, se você nunca entrar em contato com as fezes, reduzirá muito as chances de se contaminar.
  • Além disso, procure sempre lavar as mãos (ou desinfetá-las com álcool) depois de pegar no gato, pois eles podem ter entrado em contato com os ovos em suas próprias fezes, contaminando-se e eventualmente assim te contaminar.

Também é importante deixar os gatos mais em casa por esse período e controlar a dieta deles. Dessa forma, você garante que eles não sejam infectados, e sua gravidez fica protegida contra a toxoplasmose.

Além de tomar conta das atividades do seu gato, algumas atitudes simples podem te manter em segurança.

Lembre-se do básico: a doença é causada por parasita ingerido. Por isso, o que mais importa é tratar do que você está ingerindo.

Prevenção da Toxoplasmose

Cuide da higiene dos seus alimentos, lavando bem as frutas, legumes e vegetais que você vai comer.

    1. Só coma carnes devidamente cozidas, pois assim, mesmo se elas estivessem infectadas, os parasitas serão mortos.
    2. Se for tocar no solo, use luvas para impedir o contato com eventuais fezes de gatos.
    3. Só beba água filtrada, fervida ou engarrafada.

Toxoplasmose na Gravidez – Tratamento

Algumas observações devem ser tecidas sobre a gestação e a toxoplasmose. Primeiramente porque essa doença não afeta drasticamente a saúde da gestante, mas pode causar danos irreparáveis ao bebê.

Se a gestante for diagnosticada com toxoplasmose, como é uma doença causada por parasitas, o tratamento será à base do uso de antibióticos.

Já para o bebê, a situação é bem mais grave, pois a toxoplasmose afeta o desenvolvimento do feto. Assim, quanto mais prematuro for o contágio, mais alterações o bebê sofrerá.

toxoplasmose-na-gravidez

Dentre as consequências mais graves, estão o aborto, a geração de um feto anencefálico e problemas de saúde do bebê, como cegueira, surdez e doenças mentais.A Toxoplasmose pode gerar outros inúmeros danos a saúde do Bebê.

 

Riscos da Toxoplasmose na Gravidez

Todas as grávidas precisam fazer o exame para garantir que não estão contaminadas com toxoplasmose. Mas, se estiverem, devem começar o tratamento tão logo quanto possível, para minimizar os efeitos prejudiciais ao bebê.

Este Artigo foi útil? Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave A Reply