1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

O vaginismo é um problema que pode causar dor e/ou desconforto durante relações sexuais. No entanto, o vaginismo não é o único diagnóstico para esse sintoma, sendo de grande importância procurar o médico para que ele possa identificar o problema.

Caso o problema seja vaginismo, ele vem acompanhado de outros sintomas e problemas, assim como pode ser diferenciado de acordo com tipos. Hoje aprenda o que é vaginismo, conheça os seus tipos principais e veja porque é causado.

Vaginismo


 

 

O que é Vaginismo?

O vaginismo trata-se de um problema que causa uma contração involuntária dos músculos que se encontram perto do orifício da vagina. Essa contração impede que a penetração ocorra de forma natural e por isso causa dor, dificuldade e em muitos casos pode impossibilitar a mulher de se relacionar sexualmente.

Existe o vaginismo primário e o secundário, cada um possuindo suas características e suas causas, assim como tratamentos. Hoje você poderá conhecer esses dois tipos e ficar ciente de tudo que precisa saber para identificar o problema.


Tipos de Vaginismo: Primário e Secundário

O vaginismo primário é aquele que acompanha a mulher desde a sua primeira relação sexual. Esse tipo é aquele em que a penetração não pode ser atingida, devido ao fato de que se acontecer, poderá gerar dores insuportáveis e machucados.

vaginismo primario
O vaginismo primário geralmente acompanha a mulher que sofre do mal desde a primeira relação sexual

Se houver tentativas, elas podem gerar dificuldade para respirar e espasmos musculares. Esse tipo de vaginismo também tende a dificultar exames ginecológicos e impede a colocação de absorventes internos.vaginismo tipos primario e secundario

O vaginismo secundário é aquele quando a mulher já teve relações sexuais um dia, mas em determinado momento as dores e os espasmos começaram a surgir. Esse tipo pode acabar surgindo em qualquer idade, mas há mais riscos na menopausa, após o parto e também pode surgir devido às infecções na vagina.


Causas do Vaginismo

Há diversas causas para o surgimento de ambos os tipos de vaginismo. O vaginismo pode ser confundido com outras doenças e problemas, mas para diferenciá-lo, é preciso se certificar de que ocorre a contração involuntária dos músculos.

As causas do vaginismo primário geralmente são psicossomáticas, ou seja, possuem ligação direta com a criação da mulher, histórias de abuso na infância, medo do sexo e outros motivos.

O vaginismo secundário também pode ter uma dessas causas, mas também pode ser causado por problemas físicos como por exemplo:

Em geral, as causas podem envolver tantos fatores físicos quanto psicológicos, por isso é essencial procurar um médico.


Vaginismo tem cura? Veja o Tratamento

O vaginismo tem cura e o tratamento depende exclusivamente da causa.

Vaginismo Tem Cura?
Em geral, o tratamento é feito por médicos e psicólogos, que irão detectar o problema e criar um tratamento específico. No caso de infecções, poderão ser usados medicamentos que acabem com elas. Também podem ser indicados géis para relaxar a musculatura da região pélvica.

vaginismo diagnostico

Se você se deparar com um ou mais dos sintomas, procure o médico para que ele faça os exames indicados e possa identificar o problema.

Author

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Portal Bebês.

Write A Comment